Pular para o conteúdo principal

Turbo Unlocker: a versão da ASUS para o AMD Turbo Core funcionará também com os Deneb

Na última semana a AMD divulgou os detalhes do funcionamento da tecnologia AMD Turbo Core, que estará presente nos próximos processadores hexanucleares Phenom II X6 de núcleo Thuban, que irá acelerar até metade dos núcleos do processador no caso de os demais estarem ociosos, permitindo uma melhora na performance de aplicações não otimizadas para processamento em múltiplas threads.

Entretanto, parece que a ASUS não está satisfeita nem com a limitação de aceleração de apenas 50% dos núcleos, como também não gostou do fato de a nova tecnologia da AMD se aplicar apenas aos processadores de núcleos Thuban e Zosma. Sendo assim, a ASUS resolveu desenvolver sua própria versão Turbo, denominada Turbo Unlocker.


O site Donanimhaber publicou os slides da ASUS mostrando o funcionamento da nova tecnologia, mas nós vamos tentar explicar melhor como funciona. O ASUS Turbo Unlocker faz parte do Asus TurboV EVO, e, segundo a ASUS, é capaz de trabalhar com todos os processadores AMD Phenom II Black Edition (que dispõem de multiplicadores destravados), não importando quantos núcleos esse processador disponha.


O Turbo Unlocker também irá funcionar com os Phenom II X6 Thuban. Como pode ser visto nos slides, o ASUS Turbo Unlocker não se limita a acelerar 3 núcleos. Ele permite acelerar apenas 1 núcleo até todos os 6 núcleos.



Segundo a ASUS, o Turbo Unlocker poderá:
  • acelerar até 500Mhz 1 núcleo,
  • acelerar até 400Mhz até 4 núcleos do processador
  • acelerar até 200MHz todos os núcleos do processador.

Segundo a ASUS, mesmo com todos os núcleos acelerados, o TDP ainda ficará dentro das especificações de projeto.

Em termos de ganho de desempenho, segundo os slides, os Phenom II X2 ganhariam algo entre 10 a 12%, sendo que em processadores Phenom II X6 o ganho seria um pouco mais modesto - entre 2 e 8%, dependendo da aplicação.


O ASUS Turbo Unlocker trabalha com todas motherboards Asus baseadas nos chipsets AMD 890GX, 890FX, 880G e 870. Entretanto, para alguns modelos já em comercialização de motherboards baseadas no chipset AMD 890GX, será necessário um upgrade de BIOS.



O ASUS Turbo Unlocker parece ser uma tecnologia vencedora, e dará às placas mãe ASUS um diferencial interessante, sobretudo para os usuários que não querem mexer com overclock.

Comentários

  1. Queria ver testes do Thuban com essa placa mãe pra ver o aumento de performance em comparação as outras, chegou a sair ? Teve esse ganho expressivo apresentado pela Asus ?

    ResponderExcluir
  2. Não vi nenhum teste ainda dos AMD Phenom II X6 com o Turbo Unlocker da ASUS ativo, mas vou pesquisar. Se eu achar alguma coisa eu posto. Obrigado pela vista.
    []s.

    ResponderExcluir
  3. Que pena, não achei nada também, queria muito ver um textes com esse Turbo Unlocker. Sacanagem a ASUS não promover um teste do mesmo. =/

    ResponderExcluir
  4. A ASUS ASUS Crosshair IV Formula tem a tecnologia. A aplicação da ASUS fez um over automático no 1090T para quase 4Ghz, apenas apertando um botão, praticamente o mesmo nível de overclock que foi conseguido "na mão".

    Dá uma olhada:

    http://www.tweaktown.com/reviews/3302/asus_crosshair_iv_formula_amd_890fx_motherboard/index4.html

    []s.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que interessante, será que essa ASUS Crosshair IV Formula é a melhor pedida pra montar uma plataforma AM3 considerando um UP futuro para os Bulldozer ?

    Ou seria melhor esperar placas mãe especificamente pros Bulldozer, as tal AM3r2 ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.