Pular para o conteúdo principal

Microsoft anuncia o fim do suporte ao Intel Itanium

A Microsoft decidiu que o Windows Server 2008 R2 será a última versão do Windows Server com suporte aos processadores Intel Itanium. Além do sistema operacional, as versões posteriores ao SQL Server 2008 e do Visual Studio 2010 também não irão mais apresentar compatibilidade com a plataforma Intel Itanium.

Essa decisão da Microsoft é mais um indício de que o Intel Itanium caminha para ser descontinuado, tendo em vista que é um projeto fracassado da Intel, que consome bilhões de dólares em investimento e retorna milhões - o que evidencia sua inviabilidade econômica. Outro sinal de que o Intel Itanium está no começo do seu fim foi o lançamento dos Intel XEON 7500 Nahalem-EX Beckton, com possibilidade de escalabilidade de sistemas com até 256 CPU.

Segundo a Microsoft, os processadores com poucos núcleos estão morrendo, e a evolução natural da arquitetura x86 64bits ("x64") aponta para processadores e servidores com escalabilidade e confiabilidade necessárias para as atuais cargas de trabalho de missão-crítica.

Tanto Intel como AMD anunciaram recentemente uma nova linha de processadores com elevadas quantidades de núcleos, e também os fabricantes de servidores estão anunciando o lançamento de equipamentos com 8 ou mais processadores x64. Tais servidores contém de 64 a 96 núcleos de processamento.

No âmbito dos sistemas Linux, a Red Hat também já tinha decidido que não irá mais oferecer suporte ao Intel Itanium nas próximas versões do sistema operacional Linux, conforme relatado pela PCWorld em dezembro de 2009.

Evidentemente a Intel nunca irá admitir, mas estamos assistindo ao começo do fim do Intel Itanium.

Fonte: TechEye

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise notebook HP Pavilion DV4-2040BR: CPU Intel Core i3-330M

O HP DV4-2040BR é um notebook baseado na nova família de processadores móveis Intel Core i3. A CPU do  HP DV4-2040BR  é o Intel Core i3-330M , que dispõe de dois núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais operando a 2,16 GHz. O notebook também é equipado com uma placa gráfica discreta (off-board) AMD ATI Mobility Radeon HD4550 . Veja também o teste dos notebooks Sony Vaio VPC-EB-17FB e do Sony Vaio VPC-EE23EB/WI , ambos com tela de 15,5".