O Intel Development Forum 2010 (IDF2010), que ocorreu entre os dias 13 e 14 de abril na cidade chinesa de Beijing, foi o palco escolhido pela Intel para apresentar mais alguns detalhes de sua futura arquitetura de processadores Sandy Bridge, que irá substituir as atuais famílias de CPU`s baseadas na arquitetura Nahelem 45nm e Westmere 32nm.
Esses novos processadores Intel baseados na arquitetura Sandy Bridge serão fabricados na segunda geração do processo litográfico Intel 32nm High-K/Metal Gate, e devem entrar em produção até o final de 2010, sendo que o lançamento oficial acontecerá nos primeiros meses de 2011.
De acordo com as informações fornecidas pela Intel, os processadores Sandy Bridge terão versões com 4 (quad-core), 6 (hexa-core) e 8 (octa-core), sendo que os modelos octa-nucleares seriam prioritariamente destinados ao segmento de servidores e de workstations.
Da mesma forma que nos processadores Intel Core i5 e i7, os Sandy-Bridge virão equipados com a tecnologia HyperThreading e Intel Turbo Boost. Além disso, haverá algumas novidades que serão exclusivas do Sandy-Bridge.
- Compatibilidade nativa com memórias DDR3-1600 MHz.
- Controlador Integrado de Memória com suporte a quatro canais (quad-channel) DDR3
- PCI Express 3.0, (retrocompatível com o 2.0), mas com o dobro da velocidade do PCI-e 2.0
- Novo socket LGA-2011
- Thermal Design Power (TDP) em torno de 130W
Como pode ser visto nos slides, os Intel Sandy-Bridge ainda mostrarão os seguintes aperfeiçoamentos:
- Melhoria no IPC (Instructions per clock): o que significa que os processadores Sandy-Bridge serão mais rápidos que os Nahalem de mesma frequencia de operação, pois serão capazes de executar mais instruções a cada ciclo de clock.
- Ampliação da capacidade de transmissão de dados dentro do processador, e, além disso, as latências dessas transferências internas serão reduzidas, o que tornará o processador ainda mais rápido.
- Processamento gráfico melhorado em relação ao Clarkdale, em função da integração e também pelo fato de que a GPU e a CPU do Sandy-Bridge irão compartilhar o cache.
- Sistema de gerenciamento de energia mais sofisticado.
- Avanço impressionante em termos de eficiência energética. Os novos processadores da Intel irão funcionar em frequencia mais altas, serão mais rápidos, e, mesmo assim, consumirão menos energia e dissiparão menos calor.
- Instruções AVX irão colocar tais processadores em níveis de performance de cálculos matemáticos em patamares elevados.
Facilidades para overclock
A Intel também revelou que os novos processadores Intel Extreme Edition disporão de funcionalidades específicas para overclock, como multiplicadores de núcleos e memórias destravados, para facilitar a elevação de frequencia de operação de tais CPU´s.
Além disso, a Intel está trabalhando em um aplicado de overclock, similar aos Asus EvoV, GigabAyte EasyTune, e AMD OverDrive.
Novas instruções
Novas instruções
Os processadores Intel Sandy Bridge irão dispor de novas instruções AVX [Advanced Vector eXtensions], as quais trarão ganhos extremos de performance em cálculos de ponto flutuante e em aplicações multimídia, como a exibição de filmes em alta-definição.
Novo sistema de gerenciamento de energia
Por fim, a Intel anunciou que os Sandy-Bridge serão equipados de um novo e sofisticado sistema de gerenciamento de energia com vistas a tornar os processadores mais amigáveis ao meio-ambiente.
RoadmapA programação de lançamento dos novos processadores é a seguinte:
Primeiro Trimestre de 2011 (Q1/2011)
- Sandy-Bridge para o mercado de desktops
- 4 núcleos de processamento (8 núcleos lógicos com o HT)
- Socket LGA1155
- Frequencia de operação: 3.0Ghz indo até 3.8Ghz em modo Turbo
- TDP entre 65 e 95W
- Memórias: dual-channel DDR-1333
- 1 ou 2 GPU´s integradas
- Sandy-Bridge para o mercado de notebooks
- Socket HD LGA1155
- TDP entre 20W e 45W
- Memórias: dual-channel DDR-1333
- 1 ou 2 GPU´s integradas
- Sandy-Bridge para desktop de alta performance
- Socket B2 LGA1356
- Memórias triple-channel DDR3-1600
- Modelos de 6 e 8 núcleos físicos de processamento (12 e 16 núcleos lógicos)
- Sem GPU integrada
- Cache L3 : 15Mbytes (6 núcleos) e 20Mbytes (8 núcleos)
- Sandy-Bridge para servidores 1P e 2P
- Socket R LGA2011
- Memórias quad-channel DDR3-1600
- Modelos de 4, 6 e 8 núcleos físicos de processamento (8, 12 e 16 núcleos lógicos)
- Sem GPU integrada
- Cache L3 : 20Mbytes
Quarto Trimestre de 2011
No quarto trimestre de 2011 a Intel irá lançar o sucessor do atual XEON 7500, que será o Sandy-Bridge-EX, que contará com 8 núcleos físicos (16 núcleos lógicos graças à tecnologia HT).
Além disso, também no quarto trimestre a Intel colocará no mercado as versões de servidores dos processadores Sandy-Bridge com socket LGA1356, em versões de 4, 6 e 8 núcleos físicos (8, 12 e 16 núcleos lógicos).
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.