Os vários problemas com os processos de fabricação da TSMC estão levando a AMD a adotar posturas mais conservadoras em relação à sua nova geração de placas gráficas.
A idéia inicial era lançar a AMD ATI Radeon HD6000 com uma arquitetura completamente nova, conhecida como Northern Islands.
A idéia inicial era lançar a AMD ATI Radeon HD6000 com uma arquitetura completamente nova, conhecida como Northern Islands.
Entretanto, com os problemas que a TSMC vêm enfrentando com seus novos processos litográficos, a AMD optou por uma estratégia mais conservadora: lançar uma versão intermediária, que seria um híbrido das HD5000 Evergreen com a arquitetura Northern Islands, e que é conhecida como Southern Islands.
Sendo assim, as placas gráficas baseadas na arquitetura Northern Islands sofreram um reposicionamento de seu lançamento para o primeiro semestre de 2011, entretanto, as baseadas na arquitetura híbrida poderão chegar ao mercado ainda no último trimestre deste 2010, e serão conhecidas como Cozumel, Ibiza e Kauai.
Essas novas placas gráficas da ATI seriam gravadas no atual e maduro processo de 40nm da TSMC, sendo que a geração baseada na arquitetura Northern Islands chegaria já no processo litográfico TSMC de 28nm.
Fonte: NordicHardware
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.