As nVIDIA QUADRO e AMD FirePro são placas de vídeo irmãs das GeForce e Radeon respectivamente, e são direcionadas ao mercado de workstations de altíssima performance. A AMD colocou no mercado a AMD FirePro V8800, com o objetivo de avançar no mercado profissional tradicionalmente dominado pela nVIDIA.
A nova AMD FirePro V8800 é uma GPU potente, eficiente do ponto de vista energético e com funcionalidades não encontradas nas nVIDIA QUADRO, podendo ser de grande valia para os desenvolvedores de aplicações gráficas e designers que não querem ficar para trás.
A AMD FirePro V8800 é baseada na arquitetura Evergreen, e conta com 2GB de memória, sendo que seu principal habitat serão as estações de criação de conteúdo digital e de CAD. Nesse contexto, a introdução da tecnologia multi-monitor Eyefinity permitirá uma ampla seleção de opções para os profissionais. Os profissionais que migraram para um esquema de multi-monitor são unânimes em afirmar que é impossível voltar para o esquema clássico.
Outro aspecto importante é o suporte da AMD FirePro ao OpenGL 4.0, cujos drivers a AMD disponibilizou na semana passada. Em termos profissionais, os novos drivers trazem importantes avanços para as AMD FirePro.
Especificações Técnicas
- GPU Cypress
- 1600 stream processors 825 MHz clock / 1150 MHz para os 2GB de memórias GDDR5
- Suporte para até 4 monitores simultâneos
O site PCPerspective fez um review com a nova placa, e alguns dos resultados de testes de performance e benchmark´s seguem abaixo.
Conclusões
Como mostrado no review do site PC Perspective, a nova AMD FirePro V8800 é uma placa impressionante, especialmente quando comparada com a significativamente mais lenta NVIDIA Quadro FX 4800, sendo que ambas custam o mesmo preço.
A inclusão do suporte ao OpenGL 4.0 e ao DX11, além do EyeFinity torna a AMD FirePro a atual rainha das GPU´s profissionais, deixando evidente a grande vantagem tecnológica da AMD frente à sua concorrente nVIDIA.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.