A IBM está quebrando sua promessa de não processar as pessoas que usam seus softwares de código aberto. Em 2005, a IBM anunciou o livre acesso a 500 patentes de sua propriedade, que poderiam ser usadas por empresas e indivíduos qualificados em matéria de open-source.
No entanto, essa facilidade durou até um pequeno fabricante de hadrware francês chamado TurboHercules SAS denunciou a IBM às autoridades anti-truste da Comissão Européia, alegando práticas anticompetitivas por parte da IBM no mercado de mainframe.
Ato contínuo, a IBM iniciou um processo contra a TurboHercules por quebra de mais de 100 de suas patentes. Florian Mueller, um lobista que trabalha para empresas de software open-source, alega que duas das patentes presentes no processo da IBM estão entre aquelas que a IBM liberou ao mundo do open-source em 2005, à época, afirmando que que não atuar contra o desenvolvimento da tecnologia e dos padrões abertos de software.
Entretanto, segundo a IBM, a TurboHercules é faz parte de uma organização fundada e financiada por concorrentes da IBM, como a Microsoft, e que tem o objetivo de atacar as plataformas mainframe. Sendo assim, a IBM coloca em dúvida as reais motivações por trás da TurboHercules.
Fonte: TechEye
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.