Pular para o conteúdo principal

IBM processa empresa francesa por quebra de patente Open-Source

A IBM está quebrando sua promessa de não processar as pessoas que usam seus softwares de código aberto. Em 2005, a IBM anunciou o livre acesso a 500 patentes de sua propriedade, que poderiam ser usadas por empresas e indivíduos qualificados em matéria de open-source.

No entanto, essa facilidade durou até um pequeno fabricante de hadrware francês chamado TurboHercules SAS denunciou a IBM às autoridades anti-truste da Comissão Européia, alegando práticas anticompetitivas por parte da IBM no mercado de mainframe.


Ato contínuo, a IBM iniciou um processo contra a TurboHercules por quebra de mais de 100 de suas patentes. Florian Mueller, um lobista que trabalha para empresas de software open-source, alega que duas das patentes presentes no processo da IBM estão entre aquelas que a IBM liberou ao mundo do open-source em 2005, à época, afirmando que que não atuar contra o desenvolvimento da tecnologia e dos padrões abertos de software.

Entretanto, segundo a IBM, a TurboHercules é faz parte de uma organização fundada e financiada por concorrentes da IBM, como a Microsoft, e que tem o objetivo de atacar as plataformas mainframe. Sendo assim, a IBM coloca em dúvida as reais motivações por trás da TurboHercules.

Fonte: TechEye

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise notebook HP Pavilion DV4-2040BR: CPU Intel Core i3-330M

O HP DV4-2040BR é um notebook baseado na nova família de processadores móveis Intel Core i3. A CPU do  HP DV4-2040BR  é o Intel Core i3-330M , que dispõe de dois núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais operando a 2,16 GHz. O notebook também é equipado com uma placa gráfica discreta (off-board) AMD ATI Mobility Radeon HD4550 . Veja também o teste dos notebooks Sony Vaio VPC-EB-17FB e do Sony Vaio VPC-EE23EB/WI , ambos com tela de 15,5".