A ATI, que é a divisão de processadores gráficos da AMD, não está preocupada com o recente lançamento das NVIDIA Fermi, tanto que não está programando qualquer tipo de reação às novas GPU´s da NVIDIA.
A tranquilidade da AMD no segmento gráfico está fundamentada em questões bem concretas. Começa pelo fato de que as novas placas gráficas da NVIDIA GeForce GTX480 e GTX470 só têm previsão de disponibilidade de mercado a partir de maio.
Além disso, a NVIDIA pode até dizer que sua GeForce GTX480 é a GPU mono-processada mais rápida do mercado, mas ainda fica muito atrás da AMD Radeon HD5970, esta sim a placa gráfica mais rápida do planeta.
Além disso, a NVIDIA pode até dizer que sua GeForce GTX480 é a GPU mono-processada mais rápida do mercado, mas ainda fica muito atrás da AMD Radeon HD5970, esta sim a placa gráfica mais rápida do planeta.
Por outro lado, o excessivo consumo de energia das novas NVIDIA Fermi colocam a AMD em uma posição ainda mais tranquila, tendo em vista que esse aspecto torna improvável o lançamento de uma GTX495 bi-processada, ao menos nos próximos meses, fazendo com que a AMD Radeon HD5970 continue sendo a placa top suprema por um bom tempo.
Essa situação deve permitir à AMD continuar a trabalhar em sua nova geração de placas gráficas Radeon HD6000 baseadas na arquitetura Southern Islands, que devem chegar ao mercado antes que a NVIDIA conclua o ciclo de colocação de todas as novas placas baseadas na arquitetura Fermi.
Fonte: GameVicio
Se realmente a AMD conseguir colocar a Radeon HD 6000 antes de toda a linha da geração atual da NVIDIA no mercado, vai ser excelente para a AMD, só vou sentir falta da batalha agressiva de preços.
ResponderExcluirPelo andar da carruagem, a nVIDIA vai demorar muito para conseguir se recuperar de novo. Erro de projeto é complicado. Se vc tem um produto com problemas de produção, mas o projeto é bom, em pouco tempo dá para corrigir. Agora, a nVIDIA está com um projeto muito ruim, e, na minha opinião, antiquado. Não tem jeito, tem que riscar e começar do zero. Mas aí serão 4 anos até ter o produto no mercado. E em 4 anos a AMD já colocou as quatro patas no mercado. Já era.
ResponderExcluirE tem mais. O Fusion, ano que vem, pelo que andam comentando, vem com performance parecida com a Juniper. Se for isso mesmo, vai acabar com todas a linha de GPU discreta abaixo da HD5770. E, na nVIDIA, vai sobrar apenas GTX480, 470 e 460, tendo em vista que o mercado abaixo desse nível de performance, pelo menos na AMD, será atendido pelo Fusion.
Então, sei lá, acho que a nVIDIA teria que encarar o complicado e difícil desafio e entrar no segmento x86. Porque x86 não vai morrer tão cedo, sobretudo pelo fato de que a Intel não quer. E a AMD também não, mas é menos explícita.
[]s.