O usuário JCornell do fórum XtremeSystems publicou o que parece ser a primeira informação sobre a próxima geração de processadores Intel, a qual será denominada Sandy-Bridge.
Sabemos que os processadores Intel Sandy Bridge serão gravados em um processo litográfico aperfeiçoado de 32nm, e é composto basicamente de uma CPU similar aos atuais Core i3/i5 associada, no mesmo chip, a uma GPU também gravada em 32nm.
Isso mostra que apesar de a AMD estar falando de seu processador Fusion há quase cinco anos, ao que parece a Intel é a que colocou o primeiro processador Fusion em funcionamento.
Mas o que as imagens nos mostram? Primeiro, e mais importante: o socket. Apesar de o socket do Sandy-Bridge parecer muito semelhante ao Intel LGA1156, na realidade ele é diferente. Os processadores Intel Sandy Bridge irão usar um VRM de 13 fases, o que significa que ele precisa de um novo sistema de gerenciamento de energia (PWM) e, assim, ele não irá funcionar nas "antigas" motherboard´s LGA1156.
Da mesma forma, as atuais CPU Lynfield não irão ser compatíveis com o novo socket Intel LGA1156. Observe que o socket da CPU é chamado de 115X, o que pode significar que a Intel pode vir a remover alguns pinos dos processadores após o lançamento.
Outro aspecto interessante é a frequencia base de 100Mhz, e, além disso, há uma confirmação de que a Intel conseguiu introduzir um sistema que permitirá o gerenciamento de todas as demais frequencias de operação da CPU internamente, algo que não será muito apreciado pelo público que aprecia o overclock.
De acordo com alguns rumores, os processadores Intel Sandy Bridge (115X) não terão a mesma disposição para overclock que os a verificada nos atuais Bloomfield (1366), Gulftown (1366), Lynnfield (1156) ou Clarkdale (1156), os quais dispõem de uma frequencia base de 133Mhz, mas que atingem facilmente os 200Mhz com refrigeração a ar, e até 240Mhz quando usados sistemas de refrigeração líquida.
A estrutura do cache do Sandy Bridge aparentemente sofreu algumas alterações. Comparado com o atual modelo do Clarkdale, o Sandy Bridge tem o dobro do tamanho de cache L1, e um cache L3 menor, de 3MBytes, contra 4MBytes do Clakdale.
Fonte: Semiaccurate
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.