De acordo com o publicado ontem pelo XBitlabs, as novas CPU Phenom II X6 hexanucleares poderão fazer overclock dinâmico em até 3 núcleos simultâneos em modo Turbo.
Para saber sobre a viabilidade técnica disso, podemos lançar mão de uma fórmula simplificada para estimar a dissipação térmica de processadores em estado de overclock.
A fórmula seria a seguinte:
P = C*V^2*f ,
Com essa fórmula, podemos estimar quantos núcleos poderão ser colocados em estado de overclock em modo Turbo (P-Max) enquanto outros núcleos permanecem operando em idle a 800Mhz, porém também com a tensão de overclock (tendo em vista que o controlador de tensão dos Phenom II aplica o mesmo VCore para todos os núcleos, independente de sua frequencia de operação).
De acordo com a fórmula (que é vastamente usada por praticamentes de overclock), o consumo de energia cresce de forma linear com a frequencia, e de forma quadrática (exponencial de base 2) com a tensão. Segue um cálculo para o Phenom II X6 1055T.
Dois núcleos operando em modo Turbo
Para dois núcleos operando em modo Turbo resultaria no seguinte nível de consumo de energia em relação ao TDP:
P = TDP * (0.33*1.18+0.67*0.29) * (1.425/1.225)^2
P = TDP * 0.79
com:
0.33*1.18 para o caso de 2 dos 6 núcleos com uma elevação de 18% sobre a frequencia padrão (relação linear) e 0.67*0.29 para os outros 4 dos 6 núcleos operando a 29% da frequencia padrão (ou 800MHz).
Isso mostra que, com 2 núcleos operando em overclock (3.3Ghz) e os outros operando em 800Mhz, a dissipação térmica do processador ainda seria 21% inferior ao máximo TDP da CPU.
Três núcleos operando em modo Turbo
Agora vamos calcular para a situação de 3 núcleos operando em modo turno (P-Max)
P = TDP * (0.5*1.18+0.5*0.29) * (1.425/1.225)^2
P = TDP * 0.99
com:
0.5*1.18 para metade dos núclos operando com overclock (Turbo Core) de 18% (3.3Ghz)
0.5*0.29 para os demais outros três núcleos operando em 800 MHz
Então, nesse cenário o processador ainda estaria operando dentro de suas especificações de TDP, tendo em vista que o TDP com 3 núcleos operando em overclock seria de 99% do TDP máximo.
Evidentemente que esse resultado já é bem próximo, entretanto, é claro que a engenharia da AMD dispõe de modelos matemáticos mais precisos. Entretanto, para nós, o método apresentado é suficientemente preciso.
Importante apontar que os cálculos estão considerando uma situação em que apenas os núcleos estão sendo acelerados, e tanto o NorthBridge quanto os sub-sistemas de I/O permancem operando em stock.
Conclusão
É possível do ponto de vista técnico o AMD Turbo Core presente nos processadores AMD Phenom II X6 Thuban acelerar até 3 núcleos de um processador Phenom II X6 1055T até 3.3Ghz, desde que os demais estejam operando em 800Mhz (idle), pois nessa situação, a dissipação energética da CPU ainda estaria dentro de suas especificações de projeto.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.