Pular para o conteúdo principal

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica.


Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.

Como o Megaware Megahome DC Series não dispõe de uma placa de vídeo off-board, e sua interface de vídeo on-board é uma das que apresentam a mais baixa performance do mercado, não é possível nem sequer sonhar com jogos mais sofisticados nesse computador.

Por “jogos sofisticados” entenda-se Flight Simulator, Counter Strike, Call of Duty, Gran Turismo, The Need for Speed, etc. Enfim, trata-se de uma configuração bem básica, sem grandes ambições quanto a performance, mas que atende bem os usuários que pretendem usar o computador para acesso a Internet, ler e enviar e-mails, editar textos, planilhas e apresentações.




O processador utilizado no Megahome DC é o  Intel Pentium Dual Core 2.5Ghz, que é um processador que apresenta um desempenho modesto, e enquadra-se ligeiramente acima do Intel Celeron, que é o processador de entrada de linha da Intel.



Em termos de performance, o Intel Pentium Dual Core fica atrás de todos os Core 2 Duo, de todos os Core 2 Quad, de todos os Core i3, Core i5 e Core i7 da Intel, ficando à frente, apenas, dos Intel Celeron.



Se compararmos com a linha de processadores AMD, o Intel Pentium Dual Core é inferior aos Athlon II X2, Atlhon II X3, Atlhon II X4, Phenom X3, Phenom X4, Phenom II X2, Phenom II X3, Phenom II X4.


Apesar de ser um processador posicionado imediatamente acima da linha de entrada, que é o Celeron, para as tarefas básicas às quais o MegaWare Megahome é direcionado, o Pentium Dual Core de 2.5Ghz é adequado.

Placa mãe

Megaware Megahome DC Series é fabricado com placas mãe baseadas no chipset Intel® 945 / ICH7  que já bastante antigo e desatualizado. É um chipset de poucos recursos, e que incorpora um vídeo on-board de baixa performance.

As placas mãe utilizadas são, em sua maioria, ASUS P5G-MX ou Gigabyte GA-945GM ou GA-945GZM.







Ambas as placas já dispõem de uma interface PCI-EX, o que permite ao usuário colocar uma placa de vídeo off-board no computador, permitindo assim melhorar o nível de performance gráfica do sistema.

Ocorre que, ao se colocar uma placa de vídeo off-board, o usuário precisa ficar atento à fonte de alimentação do Megaware Megahome DC Series, que é uma fonte bem básica e sem capacidade para atender um sistema mais robusto.

Assim, caso se opte por instalar uma placa de vídeo externa, é aconselhável substituir a fonte de alimentação também.

Memórias DDR2-667

Megaware Megahome DC Series é vendido em versões com 2GB e 4GB de memória RAM. As memórias são do tipo DDR2-667, que é uma das memórias mais lentas disponíveis. As versões com 2GB vêm com apenas 1 pente de 2GB instalado, o que significa que a memória está operando em single-channel, ou seja, o modo mais lento possível de operação de memória.

Já as versões de 4GB vem com 2 pentes de 2GB de memória, o que permite a operação em dual-channel, mesmo que a velocidade das memórias seja a mesma (DDR2-667). Enfim, as versões com 4GB além de disporem de uma maior quantidade de memória, essas memórias trabalham em uma velocidade maior, o que representa um ganho adicional de performance do sistema como um todo.

Placa de vídeo on-board Intel GMA950

A placa de vídeo on-board do Megaware Megahome DC Series é o modelo Intel GMA950. Trata-se de uma placa de vídeo que se presta apenas para as tarefas básicas, não sendo possível, em nenhuma hipótese, tentar jogos de computador nessa placa de vídeo.

O desempenho é extremamente limitado, entretanto, apesar dessa limitação, essa placa de vídeo Intel GMA950 permite ativar a interface Aero presente nas versões mais sofisticadas do Windows Vista e Windows 7.

Monitor de vídeo

O Megaware Megahome DC é vendido, em geral, com monitores de 18,5" ou de 19". Entretanto, mesmo que tais monitores disponham de uma entrada digital DVI, não será possível utilizá-la, pois a placa de vídeo on-board do Megahome DC só dispõe de saída de vídeo analógica VGA.

Saída VGA (Analógica)


Em monitores com tamanho acima de 19", as vantagens do uso de uma interface digital DVI para o monitor são evidentes, com melhora significativa da qualidade da imagem, com um nível de nitidez maior, não ocorrendo a situação de ícones não nítidos na tela.

Saída DVI (Digital)

Preço


Os computadores Megaware Megahome DC são vendidos, em geral, nas principais lojas de departamentos, em preços em torno de R$ 1.350 nas versões com sistema operacional Linux e com monitor de 18,5". A facilidade de compra em grandes redes de varejo é, sobretudo, as formas facilitadas de pagamento, o que permite pagar em 10 ou 12 parcelas sem juros.

O preço, em si, é elevado para o nível dos componentes empregados no Megaware Megahome DC. Com os mesmos R$ 1.350 reais é possível montar uma configuração bem mais potente tanto em termos de processador, quanto em termos gráficos, memórias mais rápidas, placa-mãe mais moderna e com mais recursos.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .