Pular para o conteúdo principal

nVIDIA ION2 terá versões para Notebooks e Desktops

A nVidia mostrou na CeBit sua tão esperada solução gráfica ION2, e a grande novidade é que o nVIDIA ION2, ao contrário de sua predecessora, não é um chipset, mas uma GPU, que será associada aos novos processadores Intel Atom Pine Trail.
Como a plataforma Intel Atom Pine Trail já dispõe de um processador gráfico incorporado, a solução da nVIDIA agrega uma maior potência gráfica, e, por meio da tecnologia nVIDIA OPtimus, os dois processadores gráficos podem ser alternados, dependendo do nível de utilização.


Ou seja, para situações de menor demanda de processamento gráfico, permanece em funcionamento o processador da Intel, mas quando a demanda aumenta, o ION2 entra em operação.

Em termos de desempenho, o ION2 é, segundo a NVIDIA, 50% mais rápido no 3DMark06 e apresenta o dobro da performance no 3DMark Vantage. Evidentemente que essas são aplicações de benchmarcks sintéticos que podem não representar o ganho de performance da solução quando se usa aplicações reais, como jogos ou aplicativos de tratamento de imagens. Outra aspecto que precisa ser considerado é que esses resultados de performance foram tirados com a solução da NVIDIA associado a um processador Intel Atom de dois núcleos.

O ION2 irá aparecer em duas versões muito diferentes: uma específica para desktops (EC16) e outra para netbooks. Entretanto, as versões para desktops estão mostrando desempenho menor que a primeira versão do ION.

A nVIDIA espera que até o meio do ano 30 novos produtos já estejam no mercado com sua nova solução ION2. Os primeiros a chegar serão Notebook Acer Aspire One 532g (10 polegadas) e Asus Eee PC 1201PN (12 polegadas). Além dos netbooks, devem aparecer computadores do tipo all-in-one da Asus e Zotac.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.