AMD e Intel lançaram nos últimos dias seus mais poderosos processadores para servidores. A AMD se apresentou para a disputa com o Magny-Cours, um chip com 12 núcleos físicos de processamento. A Intel já tinha o XEON de 6 núcleos e 12 threads, e lançou ontem a linha XEON 7500, com 8 núcleos e 16 threads.
Chegou a hora de colocá-los lado a lado para ver como se saem. Foi isso que fez o site alemão TECchannel, cujos resultados reproduzimos aqui.
CPU2006 - 64bit - Multitasking
Como podemos ver no gráfico acima, o AMD Magny-Cours 6174 superou tanto o Intel XEON Nahelem-EX de 8 núcleos quanto o Intel XEON 5670 de 6 núcleos. Entretanto, quando os processadores da Intel usam a tecnologia FlexMem da Dell (que só é usada em servidores DELL), há uma elevação de performance dos Intel XEON.
CPU2006 - Multitasking
No slide acima fica evidente que o AMD Magny-Cours está no mesmo nível do Intel XEON 5680, no teste de performance de compiladores e bibliotecas especiais. Em breve serão colocados os valores obtidos pelo XEON X7560, entretanto, os valores do Intel XEON 7560 devem ficar no nível dos AMD Opteron 6174.
CPU2006 - Multitasking - Ponto Flutuante
Outro teste com uso intenso de memória, no qual o recurso FlexMem da DELL fez diferença, tendo em vista que proporciona largura de banda adicional aos Intel XEON. No caso dos Xeons-8 usando sua própria memória, o desempenho cai 31%, colocando-o em um nível inferior ao AMD Opteron. Nesse teste, os quatro canais de memória do AMD Opteron 6174 mostram seu poder.
CPU2006 - Multitasking
Nesse teste novamente superioridade dos AMD Magny-Cours sobre os Intel XEON 5680. Os números do Intel XEON 7500 de 8 núcleos não estão disponíveis, mas devem ficar entre o XEON de 6 núcleos e o Opteron de 12 núcleos.
STREAM 5.8OP - 64bits - TIAD
Resultado decepcionante do Intel Xeon X7560 que conseguiu atingir apenas a metade da banda do Intel Xeon 5680. Por outro lado, novamente uma vitória incontestável do AMD Magny-Cours.
Performance Java Runtime
Aqui temos uma superioridade clara dos Intel XEON 5680 e 7560, de 6 e 8 núcleos respectivamente, sobre o AMD Opteron de 12 núcleos. O aspecto interessante é que o uso da tecnologia FlexMem da DELL reduz a performance dos XEON nesse caso.
Java Performance - 100% Carga
Este teste simula um teste de carga intenso, situação no qual o Intel XEON 7560 de 8 núcleos superou o AMD Magny-Cours de 12 núcleos. Entretanto, o AMD Magny-Cours de 12 núcleos ficou à frente do Intel XEON 5680.
Performance / Watt
Um dos indicadores mais importantes, e que mostram uma superioridade ampla dos processadores da AMD, que entregam muito mais performance para cada watt de energia gasto. Nem mesmo os Intel Xeon-5500/5600 que são gravados em 32nm conseguiram superar a eficiência energética dos AMD Opteron 6100 Magny-Cours.
Performance / Watt - sistema de gerenciamento desligado
Com os sistemas SpeedStep inativos a eficiência dos Intel Xeon X7560 e 5570 caiu 2%. Os Intel XEON X5670 e X5680 tiveram uma diminuição de 1%, e os Opteron 6100 Magny-Cours brilharam novamente.
Consumo de energia a plena carga
O teste mostra que os servidores baseados na plataforma Opteron 6100 "Magby-Cours" e Opteron 2100 "Istambul" consomem muito menos energia que os baseados nos Intel XEON 5600 e 7500 da Intel.
Consumo de energia - modo econômico
Novamente os processadores AMD Opteron mostraram grande superioridade em relação aos Intel XEON.
SpecPower2008 - consumo de energia
Novamente os AMD Opteron mostrando sua superioridade em eficiência energética sobre os Intel XEON.
Simulação Monte Carlo
Teste com vantagem para os Intel XEON, mostrando, porém, que a tecnologia DELL FlexMem piora os resultados nesse caso.
CINEBENCH - MultiCPU
Uma leve superioridade dos Intel, inferior a 3%, o que pode colocar em empate. Detalhe que há uma barra que se destaca, porém é relativa a um servidor com 4 processadores XEON.
Conclusão
Os dados do teste do site alemão TECchannel mostram, de forma eloquente, a superioridade da nova plataforma da AMD para servidores: o Opetron 6100 Magny-Cours. A grande surpresa do teste, porém, foi constatar que os AMD Magny-Cours conseguem se colocar em um nível de performance até mesmo superior aos mais poderoso dos processadores da Intel para servidores, que é o XEON Nahelem-EX.
Por outro lado, os AMD Opteron 6100 Magny-Cours mostram-se superiores aos Intel XEON de 6 núcleos e 12 threads baseados na plataforma Westmere, e que é gravada em 32nm. Outro aspecto a se ressaltar é o relativo a eficiência energética, no qual ficam evidenciada uma ampla superioridade da plataforma da AMD em relação aos modelos da Intel.
De qualquer forma, o Intel XEON 7500 "Beckton" parece um bom projeto em si, e, ao que parece, o objetivo da Intel com o Nahelem-EX Beckton é colocar uma alternativa no mercado ao Itanium, de forma a permitir sua retirada de linha (o que, evidentemente, nunca será admitido publicamente), pois [o Itanium] é um projeto que fracassou, e a Intel já enterrou alguns bilhões de dólares nele. Além disso, a funcionalidade do XEON Nahelem-EX de permitir múltiplos processadores tem o claro objetivo de colocar o Beckton como um substituto também dos sistemas RISC.
E, por fim, preço. De todos os processadores testados, os AMD Magny-Cours são os mais baratos de todos, o que mostra que a Intel terá que alterar sua política de preços para os processadores para servidores Intel XEON se não quiser ver a AMD avançando mais ainda sobre seu mercado.
No segmento de servidores 4P x86, o Intel XEON 7500 Nahelem-EX "Beckton" está em péssima posição. Nesse mercado os consumidores estão preocupados com consumo de energia e com preço, e o Intel XEON 7500 Beckton é péssimo nesses dois requisitos.
O segmento de servidores 2P também não difere muito. Pode-se observar que a Intel está colocando o XEON 7500 para competir com o Opteron 6100 porque sabe que os 4 canais de memória e os 12 núcleos dos Opteron magny-Cours promovem uma surra homérica em cima dos três canais de memória e os 6 núcleos/12threads dos XEON 56XX. Ou seja, a Intel também está em uma péssima posição no segmento de servidores 2P também.
Fonte: TECchannel
Está aí um teste que pode confundir a pessoa fazendo o acreditar em outros resultados se não analisado bem, mas só quem entende e gosta disso é que tem paciência para ver todos os gráficos, a mim isso doeu a minha cabeça de tanto passar por essas cores intensas.
ResponderExcluir@kazuo, vamos ver outros testes, mas, por enquanto, esse teste é o único teste que eu considero válido. O Anadtech também fez um teste, só que em muitos casos com resultados "estimados"! Os caras colocam um teste com "resultados estimados"!!?? Complicado né?
ResponderExcluirDe qualquer forma, o TECChannel é especializado em computação profissional, já o Anandtech é mais genérico.
Entretanto, de cara, no segmento de servidores, os AMD Magny-Cours já são amplamente vitoriosos sobre os XEON em dois requisitos principais: performance/watt e performance/preço, e, em muitos casos, superam em performance global os Intel XEON. Não tenho a menor dúvida que hoje a melhor plataforma para servidores 2P e 4P é da AMD.
Abraço.