Pular para o conteúdo principal

Mercado de GPU - 4º Trimestre de 2009

A análise dos números finais do mercado global de processadores gráficos (GPU) mostra que a demanda por esse tipo de componente cresce de forma acelerada, sem encontrar, porém, uma ampliação na oferta da mesma magnitude. Como o preço é sempre o que equilibra a oferta e a demanda no mercado, nessa situação (demanda maior que a oferta), ele naturalmente sobe. O resultado final no balanço das empresas é lucro, muito lucro, tendo em vista que elas vendem tudo o que produzem, por preços elevados.

De acordo com os dados da Mercury Research, no último trimestre de 2009 a Intel continuou seu domínio no segmento de baixo desempenho e alto volume de vendas, configurando-se em uma participação de mercado de 50% do total.

As GPUs da Intel são conhecidas por sua baixa performance, e também por seu baixo custo. Ocorre que o desempenho dessas GPU´s integradas (conhecidas como IGP - Integrated Graphic Processor) cresce a cada geração, além de incorporarem novas funcionalidades. Assim, cada vez menos pessoas vêem necessidade de optar por uma GPU discreta (e cara). Entretanto, como a Intel tem uma capacidade de produção enorme, não há problemas de oferta nesse segmento.

Entretanto, no mercado de GPU´s de alta performance, disputado por AMD e NVIDIA, a coisa muda de figura. São estas duas empresas que produzem a quase totalidade dos processadores gráficos de elevada performance que equipam tanto os desktops, quanto os notebooks. As duas juntas dominam nada menos que 98% desse mercado, mas há problemas de oferta, pois a todos os chips são fabricados pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company - TSMC.

O último trimestre de 2009 pegou tanto a AMD quanto a NVIDIA de surpresa, pois a demanda pelas suas GPU foi muito superior as expectativas. Some-se a isso a incapacidade de a TSMC fornecer chips na quantidade pretendida pelas duas empresas, e, então, está formando o panorama de mercado que foi marcado por uma elevação de preços desses componentes do mercado, associado, também, a problemas de oferta, e, consequentemente, escassez.

A TSMC ficou em situação de não poder atender a demanda em função de ajustes de capital para a adequação à nova situação de mercado vivida no período subsequente à crise financeira de 2008: a foundry de Taiwan cortou investimentos, o que provocou a redução na sua capacidade de atender a demanda.

NVIDIA mantém participação de mercado. AMD amplia margens de lucro

A situação das duas empresas (AMD e NVIDIA) no Q3/2009 foi diferente. A AMD vendendo placas de alta performance em preços elevados, e a NVIDIA vendendo sobretudo no segmento de entrada e intermediário. Isso fez com que a NVIDIA pudesse manter praticamente estável sua participação de mercado. Do lado da AMD, porém, foi uma ampliação quase que exponencial da receita financeira, com um crescimento de quase 50% em relação ao Q3/2009. Isso ocorreu porque a AMD dominou o segmento de alta performance, e altas margens de lucro, com suas Cypress e Juniper.

Esses dados mostram que o mix de produtos da NVIDIA vem piorando desde o Q3/2009, e tende a piorar ainda mais no Q1/2010. Além disso, no momento em que as restrições produtivas da TSMC estiverem solucionadas, é provável que a NVIDIA irá perder participação de mercado em favor da AMD.

Conclusão

Uma combinação de forte demanda de mercado, associado a problemas com a oferta, permitiu à NVIDIA manter sua participação de mercado e apresentar grandes lucros. Do lado da AMD, mesmo com pouca evolução em termos de participação de mercado, os lucros cresceram quase que exponencialmente.

Comentários

  1. ''Assim, cada vez menos pessoas vêem necessidade de optar por uma GPU discreta (e cara)''. Mais cedo ou mais tarde a necessidade aparece !

    ResponderExcluir
  2. Mesmo uma gpu de baixo custo faz uma enorme diferença em relação a uma gpu integrada. O ganho é enorme!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Certamente que faz uma diferença muito grande. Estou aqui usando uma 780G e estou com uma saudade enorme da minha mísera 8600GT. Entretanto, na minha opinião, para a maioria dos usuários de PC, um IGP integrado decente como os AMD 780G, AMD 785G, AMD 790GX, NVIDIA GF9400 e até o que vem no Core i5 661, já parece ser mais do que suficiente para atender a demanda de processamento gráfico.
    De qualquer forma, as GPU´s discretas não vão morrer. Li, há alguns dias, uma entrevista de um diretor da AMD dizendo exatamente isso: que nem o Fusion irá matar o mercado de GPU discretas, tendo em vista que esse nível de performance não será obtido com os processadores com GPU integrada (Fusion da AMD e Sandy-Bridge da Intel).
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.