Pular para o conteúdo principal

Ganhe 4 AMD Magny-Cours respondendo a pergunta: o que você faria com 48 núcleos?

A AMD está promovendo um concurso na Internet que tem como objetivo encontrar a melhor sugestão de uso para os 48 núcleos de processamento de um PC equipado com 4 processadores AMD Opteron Magny-Cours 6174, cada um com 12 núcleos (12 núcleos x 4 processadores = 48 núcleos). O vencedor da melhor sugestão irá receber como prêmio um sistema completo contendo:

  • 4 novos processadores AMD Opteron™ processors Modelo 6174, 12-núcleos (2.2 GHz);
  • Motherboard TYAN S8812, com capacidade para instalação de 4 processsadores e 32 módulos de memória (8 módulos para cada socket);
  • Uma copia do Windows Server 2008.

O preço total de um sistema desse é de aproximadamente US$ 8.189 dólares, o que equivale a R$ 14.600,00 reais.

Os novos AMD Opteron Série 6100 são processadores de 8 ou 12 núcleos de processamento que incluem um controlador de memória DDR3 com incríveis quatro canais. São 33% mais canais que os mais poderosos processadores da Intel, e que permite um tráfego de dados entre memória e CPU mais que duas vezes superior ao verificado nos sistemas atuais da AMD.


Trata-se dos primeiros processadores x86 com 8 e 12 núcleos de processamento do mercado, e ao responder a pergunta da AMD - "O que você faria com 48 núcleos de processamento?", o vencedor poderá ser uma das primeiras pessoas a colocar as mãos em um produto histórico como esse.

A AMD irá colocar os novos AMD Opteron Serie 6100 Magny-Cours no mercado ainda neste mês de março, e, segundo o Blog Diretor de Marketing para o segmento de Servidores e Workstations da AMD - Sr. John Fruehe -, o concurso promovido é uma ótima oportunidade para que todos possam mostrar sua criatividade e suas idéias.

O executivo ainda sugere: "Conte-nos o que você faria com 48 núcleos de processamento para tornar o mundo um lugar melhor, um lugar mais interessante, usando a máxima performance computacional ou otimizando o uso de energia". A AMD informa que a criatividade será premiada, e que nós não devemos ter medo de mostrar o lado divertido dos servidores.

As regras são as seguintes:

#Atualização: segundo as regras do concurso, que podem ser acessadas aqui, ou aqui (em Português traduzido pelo Google Translator), só podem participar do concurso residentes legais dos Estados Unidos e Canadá.

Submeter sua idéia sobre o que fazer com os 48 núcleos de processamento por meio de:
  • Uma redação com até 500 palavras, ou
  • Criando um vídeo no Youtube com não mais de 3 minutos e enviar o link para a AMD;
  • Escrever um post em um Blog com até 500 palavras e enviar o link para a AMD.
John Fruehe dá algumas dicas: falar que jogar World of Warcraft mais rápido do que qualquer pessoa não será uma idéia muito muito boa. Ele aconselha a pensar em o que fazer para ajudar a sociedade, ajudar os outros, e que idéias desse tipo darão vantagens.

Os trabalhos poderão ser enviados até dia 24 de Março de 2010, às 11:59pm (horário da Califórnia - EUA), através do seguinte formulário:

Após enviado o trabalho, basta esperar. A AMD irá anunciar o vencedor antes de 15 de Abril de 2010.

Comentários

  1. Bela iniciativa, pena que só os gringos poderão participar...

    ResponderExcluir
  2. Dá para colocar um placa de vídeo HD5970?

    ResponderExcluir
  3. Opteron, não só uma, como até duas HD5970. Na realidade, a partir de 2012 a AMD pretende começar a colocar GPU em seus servidores, para usar aplicações de GPGPU.

    Mas o uso de uma HD5970 é mais para aplicações de cálculos matemáticos, financeiros entre outros que se beneficiam do poder de processamento das GPU.

    Para jogos de computador não há vantagem em usar um PC com 48 núcleos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.