Pular para o conteúdo principal

Teste avalia o Intel WiDi: o HDMI Wireless

No lançamento dos processadores Intel Core i5 de 32nm, a Intel já havia anunciado a tecnologia Intel WiDi - "Wireless Display", que é uma idéia engenhosa: utilizado um notebook com um processador Intel Core iX da série Arrandale, é possível enviar a imagem do monitor via conexão WiFi para uma televisão próxima, sem qualquer fio ou cabo de conexão.


Para o sistema funcionar, é necessário um dispositivo de recepção acoplado ao televisor. A NetGear fornece o Push2TV - TV Adapter for Intel Wirelesss Display, entretanto a Intel está trabalhando junto a fabricantes de televisores para que sejam incorporados esses receptores, de forma a não exigir a utilização de um receptor externo à TV.


O adaptador da NetGear vem com conexões HDMI ou composta, para o caso de televisores mais antigos que não disponham de entrada HDMI.



Sistemas suportados:

Os notebooks habilitados a utilizar a tecnologia WiDi são os equipados coma família de processadores Intel Core i3, i5 e i7 da série Arrandale. A Intel especifica os seguintes processadores:

  • Intel® Core™ i7-620M, 
  • Intel Core i5-540M, 
  • Intel Core i5-520M, 
  • Intel Core i5-430M, 
  • Intel® Core™ i3-350M, 
  • Intel Core i3-330M.


É necessário também o uso do processador gráfico Intel® HD Graphics presente em tais processadores, e uma das seguintes interfaces WiFi:
  • Intel® Centrino® Advanced-N 6200, 
  • Intel® Centrino® Advanced-N + WiMAX 6250, 
  • Intel® Centrino® Ultimate-N 6300. 
Em termos de software, precisam estar instalados e habilitados:

  • Intel® My WiFi 
  • Intel Wireless Display

Os sistemas operacionais compatíveis são Windows* 7 64-bit: Home Premium, Ultimate ou Professional.

NVIDIA Optimus permite o uso do Intel WiDi

A tecnologia NVIDIA Optimus permite que seja instalada uma placa gráfica (GPU) discreta no Notebook de forma a trabalhar de forma cooperativa com o Intel HD Graphics. Nas situações que demandam pouco processamento gráfico, a placa de vídeo usada é a Intel HD Graphics. Entretanto, em situações de maior exigência, entra em ação a placa de vídeo discreta NVIDIA.

A dúvida que ficaria é se uma vez utilizando a placa gráfica NVIDIA o Intel WiDi continuaria funcionando. O vídeo abaixo da NVIDIA mostra que sim, o Intel WiDi funciona perfeitamente com a tecnologia NVIDIA Optimus, e a imagem continua a ser transmitida sem fio mesmo na situação em que a placa de vídeo em operação é a da NVIDIA.



Funcionamento

A Instalação do sistema é muito simples. Alguns notebooks, como os Sony Vaio S, já vem com um botão para conexão imediata ao Intel WiDi com apenas 1 tecla. Na TV, basta conectar o adaptador Netgear à TV com uma conexão HDMI (funciona também com uma conexão composta, para modelos de TV que não disponham de uma entrada HDMI).



A adaptador usa as frequencias WiFi padrão 802.11g para se comunicar com o notebook. Se houverem muitas conexões sem fio na área, porém, pode haver algum tipo de interferência na transmissão da imagem e aúdio.


O driver da WLAN deve estar atualizado, assim com o driver do Hardware gráfico. Por fim, é necessária a instalação do "Wireless Display Software", que a Intel oferece atualmente na versão 1.2, e que permite resolução de 1366 x 768.



Concluída a instalação, basta iniciar a aplicação. O sistema irá procurar uma atualização de firmware - caso exista - e instalá-la automaticamente. Se houver uma atualização, ela é automaticamente instalada e o adaptador é reiniciado.




Quando o WiDi está ativo e em comunicação com o adpaptador, a televisão adicional é mostrado como um monitor adicional na tela do Windows, permitindo que a área de trabalho seja estendida ou duplicada.



Conclusão

A tecnologia WiDi da Intel é de fato muito interessante, pois utiliza a interface padrão de rede WiFI para fazer a transmissão da imagem entre o Notebook e uma televisão ou um monitor externo. Ainda é necessário a utilização de um adaptador externo à TV, mas, no futuro, é provável que as televisões e monitores já venham com a interface de rede WiFi embutida permitindo a recepção da imagem e do áudio do notebook sem qualquer adaptador.

A ASUS já mostrou uma tecnologia similar na Computex 2010, e também Gigabyte e MSI já anunciaram oficialmente que irão desenvolver tecnologia similar. O fato de todas usarem o padrão WiFi de transmissão permite supor que o mesmo adaptador poderá ser usado para qualquer sistema.

Fonte: ComputerBase

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.