No lançamento dos processadores Intel Core i5 de 32nm, a Intel já havia anunciado a tecnologia Intel WiDi - "Wireless Display", que é uma idéia engenhosa: utilizado um notebook com um processador Intel Core iX da série Arrandale, é possível enviar a imagem do monitor via conexão WiFi para uma televisão próxima, sem qualquer fio ou cabo de conexão.
Para o sistema funcionar, é necessário um dispositivo de recepção acoplado ao televisor. A NetGear fornece o Push2TV - TV Adapter for Intel Wirelesss Display, entretanto a Intel está trabalhando junto a fabricantes de televisores para que sejam incorporados esses receptores, de forma a não exigir a utilização de um receptor externo à TV.
O adaptador da NetGear vem com conexões HDMI ou composta, para o caso de televisores mais antigos que não disponham de entrada HDMI.
Sistemas suportados:
Os notebooks habilitados a utilizar a tecnologia WiDi são os equipados coma família de processadores Intel Core i3, i5 e i7 da série Arrandale. A Intel especifica os seguintes processadores:
- Intel® Core™ i7-620M,
- Intel Core i5-540M,
- Intel Core i5-520M,
- Intel Core i5-430M,
- Intel® Core™ i3-350M,
- Intel Core i3-330M.
É necessário também o uso do processador gráfico Intel® HD Graphics presente em tais processadores, e uma das seguintes interfaces WiFi:
- Intel® Centrino® Advanced-N 6200,
- Intel® Centrino® Advanced-N + WiMAX 6250,
- Intel® Centrino® Ultimate-N 6300.
- Intel® My WiFi
- Intel Wireless Display
Os sistemas operacionais compatíveis são Windows* 7 64-bit: Home Premium, Ultimate ou Professional.
NVIDIA Optimus permite o uso do Intel WiDi
A tecnologia NVIDIA Optimus permite que seja instalada uma placa gráfica (GPU) discreta no Notebook de forma a trabalhar de forma cooperativa com o Intel HD Graphics. Nas situações que demandam pouco processamento gráfico, a placa de vídeo usada é a Intel HD Graphics. Entretanto, em situações de maior exigência, entra em ação a placa de vídeo discreta NVIDIA.
A dúvida que ficaria é se uma vez utilizando a placa gráfica NVIDIA o Intel WiDi continuaria funcionando. O vídeo abaixo da NVIDIA mostra que sim, o Intel WiDi funciona perfeitamente com a tecnologia NVIDIA Optimus, e a imagem continua a ser transmitida sem fio mesmo na situação em que a placa de vídeo em operação é a da NVIDIA.
Funcionamento
A Instalação do sistema é muito simples. Alguns notebooks, como os Sony Vaio S, já vem com um botão para conexão imediata ao Intel WiDi com apenas 1 tecla. Na TV, basta conectar o adaptador Netgear à TV com uma conexão HDMI (funciona também com uma conexão composta, para modelos de TV que não disponham de uma entrada HDMI).
A adaptador usa as frequencias WiFi padrão 802.11g para se comunicar com o notebook. Se houverem muitas conexões sem fio na área, porém, pode haver algum tipo de interferência na transmissão da imagem e aúdio.
O driver da WLAN deve estar atualizado, assim com o driver do Hardware gráfico. Por fim, é necessária a instalação do "Wireless Display Software", que a Intel oferece atualmente na versão 1.2, e que permite resolução de 1366 x 768.
Concluída a instalação, basta iniciar a aplicação. O sistema irá procurar uma atualização de firmware - caso exista - e instalá-la automaticamente. Se houver uma atualização, ela é automaticamente instalada e o adaptador é reiniciado.
Quando o WiDi está ativo e em comunicação com o adpaptador, a televisão adicional é mostrado como um monitor adicional na tela do Windows, permitindo que a área de trabalho seja estendida ou duplicada.
Conclusão
A tecnologia WiDi da Intel é de fato muito interessante, pois utiliza a interface padrão de rede WiFI para fazer a transmissão da imagem entre o Notebook e uma televisão ou um monitor externo. Ainda é necessário a utilização de um adaptador externo à TV, mas, no futuro, é provável que as televisões e monitores já venham com a interface de rede WiFi embutida permitindo a recepção da imagem e do áudio do notebook sem qualquer adaptador.
A ASUS já mostrou uma tecnologia similar na Computex 2010, e também Gigabyte e MSI já anunciaram oficialmente que irão desenvolver tecnologia similar. O fato de todas usarem o padrão WiFi de transmissão permite supor que o mesmo adaptador poderá ser usado para qualquer sistema.
Fonte: ComputerBase
Fonte: ComputerBase
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.