Pular para o conteúdo principal

AMD Fusion Llano Tri Core e Fusion Ontario Dual Core em testes

De acordo com algumas estatísticas BOINC - sistema de computação cooperativa da Universidade de Berkeley similar ao Folding@Home - já existem algumas APU Fusion em laboratórios executando cálculos há um mês.

Os sistemas em questão são os seguintes:

Os sistemas operacionais usados são Windows Server 2008 64 bits e Linux. Uma especificação "Model 0 Stepping 0" para todas as APU indica que são as primeiras amostras de engenharia.

Ao que parece são dois sistemas rodando diferentes sistemas operacionais em momentos diferentes. O número de núcleos (2 para o Ontario, 3 para o Llano) e a quantidade de memória RAM é a mesma. Um aspecto interessante é o cache dos AMD Fusion Ontário, o qual é listado como 512 kB em alguns casos, chegando, porém, em outras situações a 488 kB, 24 kBytes menor que o valor total. Uma explicação pode ser o sistema de gerenciamento de energia o qual reduz o tamanho total do Cache L2 em resposta a uma menor demanda computacional com a finalidade de poupar energia.

A relação entre performance em cálculos de inteiros para a performance de cálculos em ponto flutuante é de 3.1 para o AMD Fusion Llano 1 e 3.9 (+26%) para o AMD Fusion Llano 2 (rodando em Linux, provavelmente com um driver otimizado). Como comparação, um sistema baseado no AMD Phenom II X6 Thuban apresenta taxas de 3.7 para 3.2. Esses números dos AMD Fusion indicam que a AMD pode ter aprimorado o Turbo Core, o que já era esperado para tais APUs.

A taxa do AMD Fusion Ontario foi de 2.3 o que indica uma redução do número de unidades de inteiros nos núcleos Bobcat.

Em termos comparativos, a performance do núcleo AMD Fusion Llano é equivalente à observada em um núcleo AMD Phenom II Deneb operando de 1.5 a 1.9Ghz. Já a performance do Ontário nesses testes é equivalente a um núcleo de uma CPU AMD Phenom II Deneb operando em 1.3 GHz para cálculos em inteiros, sendo que em cálculos de ponto flutuante de precisão simples equivaleria a um núcleo Deneb operando em 1.6Ghz.

Importante ressaltar que os benchmarks BOINC somente medem a performance em single core performance.

Fonte: Citavia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.