Entre todos os anúncios da Computex 2010 esta semana, talvez o mais surpreendente de todos foi o anúncio de uma coalização de seis pesos pesados da indústria de tecnologia para acelerar a adoção do sistema operacional de código aberto (open source) Linux.
As seis tech stars que irão cooperar são ARM, Freescale, IBM, Samsung, ST-Ericsson e Texas Instruments. Apesar de essas empresas competirem entre si no mercado de tecnologia, elas estão formando uma nova organização que tem a finalidade de acelerar a adoção e o lançamento de dispositivos baseados em Linux.
Com o nome de Linaro, a organização sem fins lucrativos formada no processo de cooperação, planeja investir pesadamente em projetos de código aberto, cujos resultados poderão ser usados por distribuições Linux como Android, limo, Meego, Ubuntu e webOS.
"Linaro irá fornecer uma base estável e otimizada para as distribuições e desenvolvedores, criando novas versões otimizadas de ferramentas, kernel e middleware certificado para uma ampla gama de SoCs (System on Chips), a cada seis meses ", disseram as companhias no comunicado para a imprensa.
Os primeiros softwares e ferramentas de desenvolvimento têm o lançamento previsto para novembro deste ano de 2010, e e irão contemplar otimizações para a última linha de processadores ARM Cortex-A. O foco da Linaro, em um primeiro momento, parece ser o de smartphones, mas a organização planeja estar presente em outros segmentos de mercado no futuro.
A Linaro será composta incialmente pelas seis empresas citadas acima, mas há a expectativa de mais adesões quando a organização crescer.
Fonte: Tom´s Hardware
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.