Pular para o conteúdo principal

Acer escolhe processadores AMD para seus novos netbooks

A Acer, que é a maior vendedora de computadores do planeta, anunciou uma nova linha de netbooks baseados nos processadores da AMD - Advanced Micro Devices, o que representa uma vitória para a fabricante de chips em seu esforço para ganhar participação de mercado de sua rival Intel.


Os novos netbooks são da linha Acer Aspire One, e são equipados com o processador AMD Athlon II Neo K125. O Aspire One AO721 tem tela de 11.6", enquanto que o AO521 vem com monitor de 10.1", ambos incluindo um processador gráfico ATI Mobility Radeon com capacidade para exibição de conteúdo multimídia HD (High Definition).



Os processadores Intel Atom estão presentes na maioria dos netbooks - pequenos e portáteis computadores projetados para navegação básica na Internet e aplicativos de produtividade como Microsoft Office.

Entretanto, os ganhos de performance mostrados pelos processadores AMD Athlon II Neo, os quais, combinados com um hardware gráfico, permitem processar conteúdo digital de alta definição (HD), algo que o Intel Atom não consegue fazer.

O Acer Aspire One AO521 é o mais portátil, pesando 1,24 Kg e com preço sugerido partindo de US$349,99. Já o Acer Aspire Onte AO721 tem basicamente o mesmo tamanho, ligeiramente mais pesado, e o seu preço começa em US$429.99.




Esses dois sistemas estão, inicialmente, disponíveis nos mercados dos Estados Unidos e Canadá. Até o momento a Acer não se pronunciou sobre as datas de lançamento dos novos netbooks no Brasil e demais mercados.


O processadores AMD Athlon Neo II é um mono-nuclear (single-core), com frequencia de operação de 1.7Ghz e 1MB de cache L2, gravado no processo de 45nm. Esse chip, até o momento, tem sido usado principalmente em notebooks ultra-leves e de alta performance.

Os Intel Atom, por outro lado, sofre críticas por sua limitada performance e péssimas capacidades gráficas, entretanto a Intel está trabalhando em formas de melhorar sua performance. Recentemente a Intel anunciou novos Atom compatíveis com memórias DDR3, e planeja lançar uma versão dual-core do Atom para netbooks.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.