Pular para o conteúdo principal

AMD planeja processadores Fusion para servidores, mas não no curto prazo

A AMD mostrou pela primeira vez, na semana passada, uma APU (Unidade de Processamento Acelerado) Fusion em funcionamento, o que provocou uma onda de notícias sobre o assunto na imprensa especializada em tecnologia. As novas APU AMD Fusion que chegarão ao mercado no começo de 2011 destinam-se para o segmento de notebooks e desktops.

Entretanto, uma grande questão que estava em aberto até hoje era sobre a possibilidade de adoção de uma APU Fusion em servidores. O diretor de marketing da AMD para servidores e worstations - John Fruehe - publicou um post em seu blog hoje informando que não se observará ganhos imediatos de performance das aplicações de notebooks e desktops rodando nas APU Fusion, tendo em vista que o software ainda não está preparado para tirar vantagem da nova arquitetura.

Entretanto, algumas aplicações, como os novos Microsoft Office 2010 e Internet Explorer 9 são dois dos exemplos de aplicações que já se beneficiarão desse tipo de CPU.

Computação Heterogênea e as APU Fusion em servidores

No campo dos servidores a situação é ainda mais complicada pois nesse ambiente o trabalho pesado da grande maioria das aplicações é feito pela CPU, sendo que apenas as operações matemáticas são otimizadas para rodar na GPU.

Assim, também no ambiente de servidores será necessária uma alteração nas aplicações para que tirem proveito das GPU´s, processo esse que será ainda mais lento nos servidores que nos notebooks e desktops, tendo em vista a maior complexidade do ponto de vista técnico.

Portanto, segundo Fruehe, ainda há um longo caminho a se percorrer para que as aplicações de servidores sejam otimizadas para as APU´s. De qualquer forma, o executivo apontou que a AMD planeja levar o conceito de APU Fusion para os servidores, porém isso levará ainda um longo tempo até chegar ao mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.