O Simpósio Internacional de Arquitetura de Computadores (ISCA) realizado na França foi o palco de mais um round na disputa entre dois gigantes do mundo da tecnologia: Intel e nVIDIA. Em um relatório entitulado de "Desfazendo o mito de que GPUs são 100 vezes mais rápidas que CPUs", a Intel acabou por confirmar que as GPUs são "somente" 14 vezes mais rapidas que as CPU´s.
Não demorou muito para a nVIDIA usar o documento da Intel a seu favor, publicando no blog oficial o documento da Intel, e mostrando outras evidências da superioridade de performance das GPUs frente às CPUs.
Outro aspecto a ser considerado é que o documento da Intel comparou uma CPU Intel Core i7 960 com uma nVIDIA GeForce GTX280, a qual, como sabemos, já foi sucedida pela GeForce Fermi GTX480, que apresentou um grande avanço exatamente em termos de desempenho GPGPU.
Apesar de aparentemente satisfeita com o relatório da Intel, a nVIDIA não poupou críticas à metodologia usada pela Intel nos testes. Segundo a nVIDIA, os testes da Intel foram feitos sem qualquer tipo de otimização para tirar proveito das capacidades de processamento paralelo das GPUs.
Para corroborar a tese, a NVIDIA publicou uma série de benchmarks feitos por várias instituições - inclusive acadêmicas - mostrando situações nas quais as GPUs podem ser até 300 vezes mais rápidas que as CPUs. Seguem os links:
Fonte: NVIDIA
- Massachusetts General Hospital - GPUs 300 vezes mais rápidas que CPU: http://www.opticsinfobase.org/oe/abstract.cfm?uri=oe-17-22-20178
- University of Rochester - GPUs 160 vezes mais rápidas que CPU: http://cyberaide.googlecode.com/svn/trunk/papers/08-cuda-biostat/vonLaszewski-08-cuda-biostat.pdf
- University of Amsterdam - GPUs 150 vezes mais rápidas que CPU: http://arxiv.org/PS_cache/arxiv/pdf/0709/0709.3225v1.pdf
- Cambridge University - GPUs 100 vezes mais rápidas que CPU: http://www.wbic.cam.ac.uk/~rea1/research/AIRWC.pdf
Fonte: NVIDIA
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.