Alguns rumores têm surgido na imprensa especializada acerca da produção dos novos processadores AMD Fusion. A nova APU AMD Fusion Llano está certa que será produzida pela Global Foundries no processo de 32nm. Entretanto a notícia mais "esquisita" é sobre a produção da outra versão do Fusion, o Ontário, no processo de 40nm da TSMC.
Se olharmos os recentes roadmap´s da AMD, veremos que, de fato, o AMD Fusion Ontário estava previsto para ser fabricado em 40nm.
Entretanto, alguns detalhes dos motivos pelos quais a AMD estaria direcionando a produção do Ontário para a TSMC começam a surgir. Ocorre que a AMD não pode, pelo menos por enquanto, e por questões contratuais, direcionar, com ela gostaria, toda a sua produção para a Global Foundries. E a Global Foundries também não pode pegar toda a produção da AMD como ela gostaria. Por várias razões.
Na semana passada, um alto executivo da Global Foundries confirmou que já está produzindo processadores APU Fusion em 32nm para a AMD. Esse chip é, evidentemente, o Llano.
Ocorre que a divisão gráfica da AMD, a ATI, está comprometida contratualmente a usar a TSMC para suas GPU´s. Mas aí que começam os problemas. A TSMC está atualmente no processo de 40nm, sendo que o novo processo de 28nm da TSMC ainda é um sonho distante de se realizar. O Digitimes noticiou na semana passada que a TSMC está comprometida com a produção de um chip em 40nm para a AMD/ATI.
O problema é que as fábricas da TSMC estão operando em capacidade máxima e não é possível, no curto prazo, ampliar a produção, o que está forçando a foundry taiwanesa a assinar termos de compromisso de mais investimentos para satisfazer seus clientes. Ocorre que do investimento à produção leva um tempo. Um longo tempo...
Por outro lado, a Global Foundries tem capacidade ociosa. E esse é a questão mais inusitada: a AMD é acionista da Global Foundries. A Global Foundries não só deseja, como tem capacidade para produzir o Fusion Ontário. A AMD preferiria enormemente que o Fusion Ontário fosse produzido pela Global Foundries, mas, por questões contratuais, a AMD terá que deixar a produção do Ontário com a TSMC.
A NVIDIA pode sorrir com a disputa entre AMD - Global Foundries - TSMC
Mas os paradoxos nesse caso não ficam por aí. Como a Global Foundries tem capacidade ociosa, diz-se que, em breve - na realidade, muito breve - a Global Foundries estará produzindo para a NVIDIA! É negócio: você precisa produzir, mas seus fornecedores não estão dando conta de produzir tudo o que você precisa. Então você lança mão de um outro fornecedor que tem como acionista o seu maior concorrente de mercado.
Por outro lado, a AMD tem várias linhas de processadores APU Fusion e eles estão sendo produzidos pela Global Foundries. Mas a TSMC está decidida a usar todos os intrumentos contratuais à sua disposição para reter a produção de processadores AMD Fusion Ontário no processo bulk de 40nm.
O aspecto embaraçoso é que a AMD é acionista da Global Foundries e não pode sair fora da TSMC por questões contratuais. E o que é igualmente embaraçoso é que a Intel agora tem uma estreita relação com a TSMC, porém, há muitos acordos contratuais que impedem que os detalhes técnicos de um cliente (Intel) sejam divulgados a outro cliente (AMD).
A AMD foi questionada sobre o assunto. E o posicionamento oficial da AMD foi o seguinte: "A AMD já tinha previamente divulgado que o AMD Fusion Llano seria fabricado pela Global Foundries no processo de 32nm. Ao mesmo tempo, a AMD informa que a APU Ontário será baseada na arquitetura Bobcat, mas o processo de gravação e qual a fundição que o fará ainda não foi divulgado. A AMD não irá dar mais detalhes sobre esse assunto neste momento."
A Global Foundries e a TSMC são rivais e a AMD é peça chave em uma feroz disputa de mercado entre elas. A Intel, por outro lado, assiste a disputa de uma posição privilegiada, e quem pode se sair bem, nessa história, é a NVIDIA.
Como se o imbróglio já não fosse suficientemente complicado, surgiram rumores de que a TSMC deliberadamente vazou os planos da AMD com a TSMC para tentar criar contrangimento entre a AMD e a Global Foundries.
Coloque Intense Debate aqui, as pessoas gostam mais de comentar com algum sistema de comments parecido com o "Wordpress".
ResponderExcluirAbraços.
Olá, obrigado pela indicação. Vou verificar como colocar o Intense Debate aqui. []s.
ResponderExcluirAproveitando, ficou show esse novo layout, parabens !
ResponderExcluirJá ativei o Intense Debate. Muito legal. Valeu pela dica. Mas só funcionará nos post´s que não tinham comentários ainda, pois, do contrário, iria apagar os comentários existentes.
ResponderExcluir[]ss