Pular para o conteúdo principal

CPU AMD em computadores Apple: "É só uma questão de tempo", dizem analistas

Analistas do mercado de tecnologia da informação disseram que é apenas uma questão de tempo para que a Apple passe a equipar de seus computadores também com processadores da AMD. A superioridade dos processadores gráficos da AMD é apontada como um dos atrativos que estão levando a Apple a usar também a plataforma AMD.

O surgimento de Mac´s "Powered by AMD" pode acontecer antes do esperado: talvez durante o primeiro semestre de 2011. A nova linha de processadores AMD Fusion - que irão combinar no mesmo chip uma unidade central de processamento associada a um processador gráfico - estão prometendo ganhos expressivos de performance, o que está seduzindo a Apple.

A opção da Apple por usar também processadores AMD permitirá à Apple fornecer computadores com grande poder gráfico para uma extensa variedade de aplicações, mesmo nos segmentos de preços médios e de entrada. A AMD, por outro lado, teria uma grande vitória, e haveria uma grande mudança de percepção psicológica acerca da qualidade de seus produtos.

A Apple pode incluir processadores AMD em modelos como Mac Mini, MacBook e no MacBook Pro com tela de 13". AMD tem uma elevada probabilidade de colocar seus processadores nos computadores da Apple, diz Jim MacGregor, uma analista de mercado da In-Stat. "A Apple seria louca se não considerasse seriamente todas as opções de fornecedores disponíveis".

Modelos de entrada de linha

O movimento da Apple em direção à AMD é similar ao caminho já percorrido por DELL, Hewlett-Packard, Acer, e Toshiba, que são fabricantes de computadores e usam processadores tanto Intel quanto AMD em suas máquinas.

o AMD Fusion poderá equipar os modelos de entrada da Apple. Ele poderá ser usado em uma versão de entrada do MacMini, buscando os consumidores dispostos a gastar até US$599 em um desktop. A versão móvel do Fusion também poderá equipar modelos MacBook de baixo custo, e também o ultra leve MacBook Air.

"Fusion é um chip desenhado para ser de baixo custo, com baixo consumo de energia e apresentar um elevado nível de performance gráfica", diz Nathan Brookwood, presidente da empresa de consultoria Insight64. "A Intel não terá um produto para competir com ele".

Site oficial das APU AMD Fusion : http://sites.amd.com/us/fusion/APU/Pages/fusion.aspx


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.