A AMD está "lançando" algumas "novas" placas gráficas ATI Mobility Radeon para o segmento móvel. As aspas são necessárias pois na realidade o que está acontecendo é uma renomeação de placas antigas para uma nova nomenclatura, prática esta que não é muito apreciada pelos consumidores.
As placas em questão são da série ATI Mobility Radeon HD500v. O primeiro problema com essa nova nomenclatura da AMD é que o fato de usarem HD 5XXv pode levar muitas pessoas a acreditar que se trata de uma GPU compatível com a nova API Directx11, como são todas as ATI Radeon HD5000.
Mas não são: as "novas" ATI Mobility Radeon HD500v só são compatíveis com a versão anterior da API - o DirectX 10.1.
No site da AMD podemos ver as "novas" ATI Mobility Radeon™ HD 530v, ATI Mobility Radeon™ HD 540v e ATI Mobility Radeon™ HD 560v, assim como as ATI Mobility Radeon HD 5165 e 5145. Todas essas placas são GPU´s DX 10.1, e não suportam o DX11.
Uma análise mais detalhada das especificações mostra que as "novas" GPU são fabricadas no processo de 55nm, o mesmo da série HD4000. As semelhanças não param por aí. A ATI Mobility Radeon™ HD 530v parece ser semelhante à série HD 43XX, a ATI Mobility Radeon™ HD 540v é muito parecida com a série HD 45XX e, finalmente, a ATI Mobility Radeon™ HD 560v similar à 46XX. Há também algumas variações nessas "novas" GPU, tendo em vista que uma ATI Mobility Radeon HD 545v é listada como equipando alguns novos notebooks da Dell.
O mais curioso, porém, são as ATI Mobility Radeon HD 5145 e 5165, que são iguais às HD 560V e 530v e 540V, respectivamente. Ou seja, não parece haver muita lógica nesses novos nomes usados pela AMD, tendo em vista que a empresa terá três nomes diferentes para o que, pelo menos no papel, é a mesma GPU.
Essa nova estratégia da AMD pode ser um indício de que a AMD andou aprendendo algumas coisas com a nVIDIA. Ela pode ter analisado o potencial dessa tradicional "estratégia" da nVIDIA e pensado: "Ei! talvez não seja tão ruim assim colocar um nome novo em um produto velho, tendo em vista que poucos serão os consumidores capazes de ver a diferença."
Além dos "novos" modelos acima relacionados, a AMD também pode "lançar", em uma fase posterior, as "novas" ATI Mobility Radeon HD 565v e 580v, mas que também serão placas da série 4000 renomeadas.
Fonte: Semiaccurate
Fonte: Semiaccurate
"Ei! talvez não seja tão ruim assim colocar um nome novo em um produto velho, tendo em vista que poucos serão os consumidores capazes de ver a diferença."
ResponderExcluir¬¬
Não posso dizer que foi um erro porque trata-se de uma estratégia para vender, mas meio que uma decepção.
Acho um vacilo essa renomeação de placas, mas considerando que as foundry´s nem conseguem suprir a demanda dos modelos mais novos, talvez seja necessário operar(leia-se vender) com o que já está estável e funcionando bem.(DDias)
ResponderExcluirIsso não chega nem aos pés do que a Nvidia já renomeou....
ResponderExcluirÓtimo post!
ResponderExcluirTalvez a ATI queira iniciar uma diferenciação entre a linha Notebook e linha Desktop.
Já ouvi que a mesma placa é mais potente para um Desktop do que para um Notebook. Talvez seja isso.
Obs.: Dica: cara, você escreve muito "tendo em vista". cuidado com os vícios de expressão, para não se tornar repetitivo.
Ótimo post!