Alguns pontos da entrevista do analista Nathan Brookwood da consultoria Insight64 à BusinessWeek evidenciou um dos aspectos estratégicos que fundamentaram a contratação do engenheiro Manju Hegde - ex-vice-presidente da nVIDIA responsável pelo CUDA - por parte da AMD.
No momento em que essa contratação foi anunciada, pensou-se que a AMD pretendia que Hegde viesse a desenvolver um ecossistema em torno do Fusion similar ao que ele produziu na NVIDIA com o programa CUDA - o qual é tido como a melhor API para desenvolvimento GPGPU do mercado.
Sim, a AMD quer isso, mas a contratação de Hegde revela-se importante do ponto de vista estratégico porque incorpora um atalho que pode acelerar significativamente a oferta de aplicações no mercado que se beneficiem das funcionalidades das APU Fusion: fazer com que as atuais aplicações desenvolvidas para o NVIDIA CUDA sejam compatíveis com o Fusion.
A AMD criou o Fusion Found (leia-se muito dinheiro), do qual Hegde é sócio. O papel dele é o de chegar em todos os desenvolvedores que criaram aplicações otimizadas para o NVIDIA CUDA, os quais ele conhece muito bem, tendo em vista que foi o executivo da nVIDIA coordenou esse processo, e fazê-los converter essas aplicações CUDA para que rodem no Fusion.
Ele chegará nessas empresas de software com dinheiro (muito dinheiro - Fusion Found) e uma mão, e tecnologia (APIs, o próprio Fusion e engenheiros) na outra. Não resta dúvida que será muito interessante para os desenvolvedores portarem essas aplicações CUDA para rodarem no Fusion (OpenCL), tendo em vista que o Fusion tem um potencial de disseminação muitas vezes maior do que as GPUs discretas, quando menos, por conta do preço menor.
Enfim, a estratégia da AMD está ficando cada vez mais clara para o Fusion, e a contratação de Manju Hegde é um aspecto fundamental nesse processo, pois de nada adianta ter um harware poderoso e inovador como o Fusion se não existem aplicações que tirem proveito dele. Já existem no mercado muitas aplicações que podem se beneficiar dele, que são as desenvolvidas para o NVIDIA CUDA, então, nada mais interessante que fazê-las rodarem no Fusion também.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.