O vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Globalfoundries, Gregg Bartlett, informou que a foundry planeja usar a nova tecnologia de fabricação Extreme Ultraviolet (EUV) para seus processos produtivos abaixo de 22nm.
A IBM e a AMD vêm desenvolvendo esse novo processo litográfico EUV já a alguns anos, e o anúncio da GlobalFoundries hoje na SemiCom West mostra que a fase de desenvolvimento já foi superada, e a nova etapa consiste em preparar as fábricas para produção em massa de chips.
Segundo o executivo, a GlobalFoundries já irá colocar o ferramental necessário para a produção no processo de Extreme Ultraviolet (EUV) na nova unidade produtiva que está sendo construída em Nova York, e que tem início de operação previsto para o segundo semestre de 2012.
Mudança arriscada
O anúncio da GlobalFoundries mostra que a foundry está se movendo de forma agressiva, mas justificada, tendo em vista que "o processo de imersão litográfica só permite a produção de chips até 22nm, e, mesmo assim, exigindo elevados investimentos financeiros, além de incorrer em elevada complexidade técnica", aponta Bartlett.
Esse contexto levou a empresa a optar por uma "nova solução" - Extreme Ultraviolet (EUV), que permite ir além dos 20nm, viabilizando a fabricação em 15nm EUV entre 2014 e 2015.
Intel e TSMC continuam no processo de imersão
As duas maiores fabricantes de semi-condutores do mundo - Intel e TSMC -, porém, não mostraram planos de usar a nova tecnologia EUV para seus processos de 22nm. O roadmap da Intel aponta para o lançamento de chips em 22nm em 2012, e a TSMC planeja produção em 20nm em 2013.
Duas visões na imprensa: EUV para 15nm ou 22nm?
Essa matéria foi objeto de duas notícias na imprensa especializada: XBitLabs e Semiaccurate. Segundo o XBit a GlobalFoundries planeja usar o EUV já para o processo de 22nm, e essa decisão implicaria que o 22nm para as CPUs e GPUs da AMD seria atrasado para 2014 ou 2015.
Isso causaria um transtorno para AMD, tendo em vista que a Intel deve estar produzindo em 22nm já em 2012. Ou seja, a AMD ficaria entre 2012 e 2014/2015 usando o processo de 32nm, o que a colocaria em desvantagem frente à Intel.
Charlie Demerjian, do Semiaccurate, porém, tem visão diversa. Em seu artigo, sustenta que o EUV da GlobalFoundries é apenas para o processo de 15nm, sendo mantido o cronograma inicial dos 22nm, com entrada em produção entre 2012 e 2013, e entre 2014 e 2015, a produção em massa de chips em 15nm.
Com informações: Semiaccurate XBitLab
Com informações: Semiaccurate XBitLab
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.