A Conferece Call realizada pela AMD ontem trouxe algumas informações novas e boas sobre cronograma de produtos e resultados financeiros.
As boas notícias são de que o AMD Ontário deve começar a chegar aos OEM até o final do ano, e aos consumidores em 2011. Isso, porém, já se sabia há muito tempo.
As boas notícias são de que o AMD Ontário deve começar a chegar aos OEM até o final do ano, e aos consumidores em 2011. Isso, porém, já se sabia há muito tempo.
Outro aspecto positivo foi a receita de US$ 1.65 bilhões de dólares - recorde, o que também já era esperado pelo mercado em função da forte demanda por semi-condutores. A receita só não foi maior porque a AMD não teve capacidade de produzir mais, e essa restrição na oferta já é algo bastante conhecido.
No campo das GPUs, os executivos da AMD informaram que a nova geração Southern Islands deve começar a ser entregue aos parceiros até o final de 2010, o que também não é novidade.
As notícias novas, mesmo, são de que o Llano será atrasado, na melhor das hipóteses, para algum ponto no primeiro semestre de 2011, e o Bulldozer aparentemente também, para o segundo semestre de 2011. O tape-out do Bulldozer não era novidade, mas que amostras de engenharia só chegarão no segundo trimestre é, e não é boa.
Além disso, outras informações novas são: o processo de 32nm SOI da AMD está apresentado problemas de rendimento, e a AMD observou uma grande perda de mercado no segmento de servidores, mesmo com o lançamento do Magny-Cours série 6000 e 4000.
Agora começa a ficar claro o motivo pelo qual a AMD optou por mostrar o Ontário na Computex 2010: eles precisavam tirar a expectativa em cima do Llano pois já sabiam que teriam que atrasar o lançamento, o que é novo, e péssimo, tendo em vista que a Intel deve colocar o Sandy-Bridge no mercado até o final de 2010.
A soma de todas essas informações coloca um grande ponto de interrogação sobre a AMD em 2011, sobretudo sobre margens de lucro em função do atraso do Llano, Bulldozer e do processo SOI 32nm. As fichas todas estão agora direcionadas para o Ontário - um chip de entrada de linha, e que, se tiver sucesso, vai vender muito, mas com margens de lucro muito apertadas, sobretudo pelo fato de que será feito em 40nm pela TSMC.
A conclusão que fica é que a conferência da AMD trouxe uma série de notícias novas e boas, mas as novas não são boas, e as boas não são novas.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.