Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2009

AMD FirePro V8750 é até 20 vezes mais rápida que um Intel Core i7 965 Extreme Edition

A revolução da computação heterogênea (CPU + GPU) está começando: o MachStudio Pro é um software de tratamento de imagens que foi desenvolvido para tirar todo o proveito da potência computacional das GPU - Unidades de Processamento Gráfico. O software é vendido conjuntamente com uma GPU AMD FirePro V8750, que é uma GPU profissional baseada na arquitetura das Radeons Serie 4800. Os resultados da aceleração por GPU são eloquentes: os tempos de renderização das cenas foram entre 10 e 20 vezes mais rápidos que quando feitos pelo "poderoso" Intel Core i7 965 Extreme Edition de 4 núcleos/8threads. A renderização de um frame de 1080p é feito pela AMD FirePro em 10 segundos, sendo que quando executado no Intel Core i7 965, a mesma tarefa demora de 20 a 30 MINUTOS!

AMD torna-se líder no mercado de chips gráficos para o mercado móvel

A AMD tornou-se a líder no mercado de processadores gráficos móveis (destinados aos computadores portáteis), tomando o lugar que historicamente pertenceu à NVIDIA. Asif Rehman, executivo da divisão de produtos móveis da AMD, declarou recentemente: "Nós começamos este ano (2009) sendo o número 2 do mercado, mas passados nove meses, ganhamos 16% de participação de mercado, e estamos agora com 57% de participação".

Mais alguns detalhes sobre a nova arquitetura Bulldozer da AMD

O Bulldozer é uma arquitetura de CPU modular, no qual dois núcleos de processamento de inteiros são unidos com uma grande unidade de processamento de ponto flutuante (FPU), criando o que se chama “módulo Bulldozer”.  Os módulos do Bulldozer serão a base de todas as futuras CPU´s e APU´s baseadas nessa arquitetura. Essa característica modular permite que se criem processadores com várias quantidades de núcleos, além de ser flexível o suficiente para permitir que outras estruturas como GPUs venham a ser adicionados nos projetos.

Ações da AMD e NVDIA disparam após o anúncio do cancelamento do Larrabee

Havia uma expectativa no mercado que o processador gráfico da Intel, o Larrabee, iria chegar ao mercado em 2010, e que colocaria a foundry de Santa Clara como um dos principais players do mercado de GPU´s nos próximos anos. O anúncio do cancelamento foi uma surpresa, inclusive no mercado financeiro.

Apple recusa a adoção do processador gráfico da Intel em seus produtos

A Apple se recusou a adotar, em sua configuração padrão, os novos processadores Intel Core i3 e Core i5 que serão lançados em janeiro próximo. O motivo, provavelmente, é a insuficiência de desempenho para tratamento de gráficos.  Essas novas CPU da Intel vêm com um IGP (processador gráfico) no mesmo encapsulamento. Ocorre que o IGP usado é uma variação um pouco acelerada do Intel GMA4500, que é conhecido por sua absoluta falta de performance. Esse "processador" gráfico da Intel não é capaz nem sequer se iniciar qualquer tipo de jogo para PC moderno. Assim, a Intel terá que fazer uma versão específica para a Apple, sem a GPU integrada, para que possam ser incorporados nas linhas MacMini, MacBook e MacBook Pro. Fonte: Bright Side of News

The Dream is Over: Larrabee é morto. Intel cancela o lançamento de sua GPU

A tentativa da Intel de se tornar uma competidora de peso no mercado de chips para processamento gráfico acabou em desastre. Depois de quase meia década de trabalho e alguns bilhões de dólares investidos no desenvolvimento do Larrabee (e ainda tem gente que acha que a AMD "pagou caro" pela ATI), a Intel vem a público e diz que a versão para consumidor final do Larrabee está cancelada .

Intel Larrabee é 270% mais rápido que uma nVidia GTX285

Em uma apresentação durante uma conferência na cidade americana de Portland, a Intel fez uma demonstração de seu futuro processador gráfico (GPU) Larrabee. É importante recordar que quando a Intel iniciou o desenvolvimento do Larrabee, o objetivo era atingir 1TFlop com um chip composto de 16 núcleos, cada um dos quais operando em uma frequencia de 2.0Ghz e consumindo um total de 150W.

Google lança serviço de DNS público para tornar a Internet mais rápida

O Google lançou seu serviço de DNS público, que tem o objetivo, segundo o Blog da Empresa, tornar a Internet mais rápida. Os endereços dos novos DNS são 8.8.8.8 e 8.8.4.4, e o tutorial para configurar o DNS do Google no seu computador pode ser acessado, em Inglês, aqui . Eu já alterei nas minhas máquinas, e posso dizer que o acesso à Internet ficou sensivelmente mais rápido. Tudo que o Google faz é rápido: o Chrome é um navegador muito rápido, e agora esse DNS que deixa a sua Internet mais rápida. Sensacional. O Google ainda vai dominar o mundo. Pela competência.

Ações da AMD disparam e sobem 10% em um dia na NASDAQ

As ações de AMD - Advanded Micro Devices - subiram fortemente no pregão de hoje da Bolsa Eletrônica NASDAQ, que negocia ações de empresas do setor de tecnologia. Ainda não estão claros os motivos da disparada, mas um conjunto de fatores podem ser apontados: segundo o The Wall Street Journal Online , há um consenso no mercado financeiro de que o setor de tecnologia já superou definitivamente a crise da economia mundial de 2008 e avança para um crescimento sólido neste 2009 e, principalmente em 2010. 

AMD quer controle global de sua plataformas de chipset´s

O vice presidente da divisão de produtos gráficos da AMD, Rick Bergman, relatou hoje que a NVIDIA detém 43% do mercado de chipset´s para a plataforma AMD, mas que o objetivo da AMD é que os chipset´s AMD estejam presentes em 100% dos computadores pessoais e servidores montados com seus processadores. No campo dos servidores , o executivo prevê que haverá uma queda de participação de mercado da AMD no último trimestre de 2009, que é atribuída à chegada do final do ciclo de mercado da atual estrutura de produtos para servidores da empresa. Com o lançamento da nova plataforma de servidores, a expectativa é a de que a participação de mercado da AMD voltará a subir.

AMD Radeon 5970: Phenom II X4 965 encara o Intel Core i7 920

O site Legion Hardware  promoveu um teste para avaliar a influência da CPU na performance de diversos títulos de jogos atuais.  A placa de vídeo utilizada foi uma AMD Radeon 5970, sendo que ela foi testada em um computador equipado com o processador Intel Core i7 920 e outro equipado com o processador AMD Phenom II X4 965. A frequencia de operação dos processadores foi alterada de 2.0Ghz até 4.0Ghz, e foram feitas medições de quantos FPS (Frame por Segundo) que foi obtido em cada situação.

Bobcat - o "Atom" da AMD: baixo consumo e elevado poder de processamento

Além do Bulldozer, a AMD prepara uma nova arquitetura de CPU destinada ao mercado de ultra-portáteis e o segmento móvel. O nome dessa nova arquitetura da AMD é Bobcat , e o seu alvo no mercado são os processadores Atom da Intel. Eficiência energética - consumo de menos de 1W Segundo a AMD, seus novos processadores destinados ao mercado de ultra-portáteis, como os netbook´s, é capaz de descer a um nível de consumo de energia inferior a 1W. Os processadores baseados no Bobcat poderão ter TDP entre 0,5W até 5W, dependendo do nível de performance. Performance Todos sabemos que performance e dissipação de potência são grandezas inversamente proporcionais: quanto mais potência de processamento, maior o consumo energético, e, no caso de computadores móveis, como laptops e netbooks, quanto maior o consumo de energia, menor a duração das baterias. No caso dos novos processadores baseados na arquitetura Bobcat, a AMD informa que seu novo produto alcançará um nível de performance equivalente

Bulldozer : a nova arquitetura da AMD para processamento de alto desempenho

Em 2011 a AMD irá introduzir duas novas arquiteturas de processadores (CPU) x86: Bulldozer para o segmento de desktops de alta performance e servidores, e o Bobcat para o mercado móvel com foco em eficiência energética e preços baixos. Bulldozzer O Bulldozer será um processador com elevada capacidade de processamento paralelo (multi-threading). Ele terá a capacidade de executar mais de uma thread por núcleo, porém com uma abordagem muito mais eficiente e sofisticada que o HT ( Hyper Threading ) da Intel, pois a AMD está duplicando algumas estruturas fundamentais dentro dos núcleos.

Intel Larrabee no primeiro semestre de 2010 e com performance surpreendente

Depois de alguns contra-tempos na fase de desenvolvimento do projeto, parece que a GPU da Intel está ficando interessante.  Engenheiros envolvidos no projeto estão muito animados, em uma clara reversão das expectativas que pairavam há alguns meses atrás. No passado, funcionários da Intel diziam que o Larrabee iria destruir tanto a AMD quanto a nVidia. Mas, depois que os primeiros problemas surgiram, a atitude mudou. A equipe que trabalha no desenvolvimento do Larrabee teve seu comando alterado e os problemas começaram a ser solucionados. Na teoria o projeto parecia perfeito, mas os resultados práticos não correspondiam às expectativas. Assim, as deficiências foram isoladas, analisadas e soluções foram propostas. A Intel fez apresentações do Larrabee para integradores OEM, e, segundo relatos destes, o Larrabee irá surpreender a concorrência na questão de performance. E que o produto estará disponível ainda no final do primeiro semestre de 2010, antes, inclusive, da Computex 2010

Teste do Intel Core i9 Gulftown de 6 núcleos e 12 threads

Um teste com uma versão de engenharia do  Gulftown (nome de projeto do Intel Core i9) circula na Internet através do site PCLab. A versão testada do processador da Intel dispõe de um núcleo Westmere fabricado no processo de 32nm, contendo seis núcleos e 12MB  de memória cache L3. Quando lançado, em 2010, o modelo mais "popular" do Gulftown custará US$ 1.000,00 (Hum Mil Dólares). Apesar de o Gulftown ainda não ser suportado oficialmente por qualquer uma das motherboard´s LGA1366, os testes foram feitos em três placas mãe: Gigabyte EX58-Extreme, ASUS Rampage II Gene e ASUS P6T SE.  Evidentemente o BIOS dessas motherboards não foram otimizadas para o novo chip da Intel, então alguns erros no teste foram verificados, especialmente no sub-sistema de memória. Em geral, os testes não mostraram resultados muito animadores quando não são usadas aplicações que usam os múltiplos núcleos. Já em aplicações desse tipo, os ganhos foram de até 50%, que é exatamente o ganho do númer

AMD vai usar os US$ 1,2 bilhão que recebeu da Intel para pagar dívidas

Na semana passada foi fechado um acordo entre a Intel e a AMD, que terminou com a Intel pagando à AMD um valor de US$ 1,25 bilhão e assinando um acordo de licenciamento que dispensa a AMD do pagamento de royaties na produção de processadores X86. Vamos, inicialmente, entender as condições de contorno que levaram à finalização do acordo. O acordo de licenciamento cruzado anterior de patentes X86 entre Intel e AMD expiraria em 2010, o que significa que a AMD precisaria renovar esse acordo com a Intel para continuar produzindo CPU x86 após esta data. A Intel provavelmente não poderia impedir a AMD de continuar produzindo CPU´s X86, em função de questões legais relativas  ao estabelecimento de uma condição monopolística no mercado de CPU x86, entretanto um novo acordo de licenciamento deveria ser estabelecido e isso demandaria uma nova ação judicial que dependeria do resultado dos processos anti-truste que existiam entre AMD e Intel. As ações

Phenom II X4 965 vs Core i5 750 - qual o melhor?

O site  LostCircuits  fez um comparativo entre as CPU AMD Phenom II X4 965   e o Intel Core i5 750, para verificar qual dos dois tem melhor desempenho. Como pode ser observado abaixo, os resultados mostram uma superioridade do AMD Phenom II 965 em diversas situações. Outro ponto que precisa ser considerado é que o teste comparativo foi feito com o processador Phenom II X4 965 na revisão C2, sendo que a versão mais atual é o C3, que apresenta um desempenho ligeiramente maior e um consumo energético menor. Outro ponto que precisa ser considerado é que o teste comparativo foi feito com o processador Phenom II X4 965 na revisão C2, sendo que a versão mais atual é o C3, que apresenta um desempenho ligeiramente maior e um consumo energético menor.

Athlon II X4 620 x Phenom II X3 710 x Phenom II X2 550 x Pentium E6500

Com o recente lançamento da AMD do novo Athlon II X4 620 com preço de US$ 100,00 nos EUA (e em torno de R$ 250,00 no Brasil) a escolha de processadores ficou mais interessante. A Intel colocou no mercado recentemente um Pentium Dual Core E6500 também na faixa de preço abaixo de US$ 100.00. Bom, mas qual a CPU é melhor? O que importa mais? maior cache? Mais cores? Maiores frequencias? Como esses elementos combinados podem ser levados em consideração para se escolher a melhor CPU de baixo custo para um PC voltado aos games e jogos de última geração? O site Tom´s Hadrware fez um interessante review com esses quatro processadores abaixo de US$ 100,00 (Athlon II X4 620, Phenom II X3 710, Phenom II X2 550 e Pentium E6500). Vamos ver os resultados: Hardware   usado nos testes: Para os sistemas  AMD , foi usada a motherboard  Biostar TA865GE  128M (chipset AMD 785G) Para o sistema  Intel , foi usada a motherboard  ASUS P5QPL-VM EPU  (chipset Intel G41) Memórias em ambos os sistemas foi   D

nVidia GeForce: é melhor usar em plataforma AMD

Se você tem GPU da nVidia, então o ideal é usá-la em uma plataforma Intel, certo? Errado. Esse é um dos grandes mitos que se repetem por aí sem maiores fundamentações. O fato é que, hoje, em 2009, se você pretende tirar o máximo da sua nVidia GeForce, o ideal é usá-la em uma plataforma Dragon da AMD (que é composta por um chipset AMD 770, 780G, 785G, 790GX ou 790FX e um processador Phenom II). O site AnandTech fez um comparativo no qual testou a GTX275 rodando em um Intel Core i7 / i5 e a mesma GTX275 rodando em um Phenom II X4 965. Os resultados:

TDP & ACP: as diferenças entre Intel e AMD

TDP (Termal Design Power - Potência de Projeto) é uma medida de dissipação térmicas de chips. É usado tanto por Intel quanto AMD para estipular o quanto seus processadores irão dissipar em termos de energia elétrica. Sendo assim, quanto MENOR for o TDP (ou o ACP ) de um chip, MELHOR, pois um chip com menor TDP é um chip que consome menos energia e esquenta menos. Ocorre que  Intel e AMD usam metodologias diferentes para estipular os valores que são informados ao público. No caso da AMD, especificamente, ela ainda tem uma medida adicional, chamada ACP (Average CPU Power - Potência Média Dissipada pela CPU). Então, vamos ver se conseguimos esclarecer essas diferenças.

AMD Radeon HD5870: melhor no Phenom II que no Core i7 / Core i5

Que as novas GPU da AMD, as Radeon HD5XXX estão assombrando o mercado isso todos nós já sabemos. Muitos reviews foram feitos, por diversos sites, e os resultados são eloquentes: a AMD Radeon HD5870 trata-se da mais veloz aceleradora gráfica single-chip jamais produzida. Entretanto, a pergunta que fica é: é melhor usar a HD5870 em uma plataforma Intel ou AMD? Ou, a Radeon HD5870 rende mais em um Core i5 ou Core i7 ( Nahalem / Bloobfield / Lynfield) ou em um Phenom II? A resposta pode ser dada após a análise do teste do do site Bjorn3D . Veja os resultados do FarCry2 na HD5870 + Phenom II 955 Agora, veja os resultados na plataforma Intel HD5870 + Core i7 940 Eles fizeram um interessante teste, nos quais todos os benchmarks de jogos foram rodados em um Core i7 940 e também em um Phenom II 955. O resultado mostrado é que a Radeon HD5870 mostra todo o seu poder mesmo quando está rodando em um AMD Phenom II, pois os FPS obtidos na plataforma da AMD foram, em geral, superiores aos

Codificação e transcodificação de sons e imagens: GPU versus CPU

As aplicações que se beneficiam da arquitetura de processamento paralelo das GPUs mostram que a diferença de performance entre CPU e GPU é absurda. Processos que levam vários dias para serem concluídos em uma CPU, terminam em questão de minutos quando rodados em GPU´s. Se forem desenvolvidos softwares de emulação de CPU x86 que rodem sobre uma camada GPUGPU, e a potência das GPU´s continuar crescendo de forma exponencial, e a das CPU crescendo de forma aritmética, isso pode indicar o começo do fim do x86 no nível do hardware.

GA-MA770T-UD3P + Phenom II X4 955 + NVidia GTX 280 + DDR3

O site Guru3D fez um review do que eu considero, hoje, uma das melhores soluções em plataforma de alta performance disponível no mercado. Uma motherboard da Gigabyte AM3 (GA-MA770T-UD3P), com um microprocessador AMD Phenom II X4 955 (3.2Ghz). Só não gostei de eles terem testado esse sistema da AMD com uma GPU nVidia, no caso, uma GTX280 - bem que eles poderiam ter usado uma AMD/ATI Radeon HD4870... Vamos dar uma olhada no review. São amplos e notórios os fatos que apontam que os processadores AMD oferecem ótimas plataformas de elevado desempenho a custos bem inferiores aos seus similares da Intel, em função dos níveis de preço praticados pelos chipsets e processadores da AMD. Muito se tem falado das motherboard´s para sistemas AMD com os famosos chipset´s 790FX/GX, mas existem opções mais baratas dentro da linha AMD sem que isso comprometa a performanvocê pode ir ainda mais barato, sem a necessidade de retenções sobre o desempenho global e recursos. Essa motherboard da Gigabyte

AMD deve voltar a dar lucro ainda este ano

A Advanced Micro Devices Inc espera que sua principal divisão volte a apresentar lucro líquido ao final do exercício de 2009, segundo o executivo-chefe da foudry - Dick Meyer - em entrevista à Reuters nesta segunda-feira em Nova York.   Na mesma entrevista, uma porta-voz de Meyer informou que o processo de enxugamento de quadro de pessoal da AMD já foi concluído, e que a AMD espera um avanço no mercado de computadores pessoais a partir do segundo semestre deste ano.    Além disso, o executivo da AMD informou que a empresa está se preparando para entrar no segmento de PC´s de baixo custo, mercado hoje dominado pela sua arqui-rival Intel, com o Atom.    Fonte: Reuters

Nahalen Clarkdale Dual Core com Hyper-Threading por US$ 84,00 no início de 2010

A Intel irá lançar no 1º trimeste de 2010 seu primeiro processador de baixo custo da arquitetura Nahalen. Trata-se de um chip gravado no novíssimo processo litográfico de 32nm, cujo núcleo se denominará Clarkdale. Esse processador disporá da tecnologia SMT Hyper-Threading, o que fará que os sistemas operacionais poderão executar até 4 thread simultâneas - como em um processador de 4 núcleos. Além disso, esse processador disporá de um IGP (Integrated Graphics Processor) integrado no mesmo invólucro, sendo este gravado em 40nm. A diferença de processo litrográfico deixa evidente que não são, como a princípio poderia se supor, uma CPU e um GPU no mesmo chip, mas basicamente dois chips juntos no mesmo invólucro. Esse processador deverá custar US$ 84,00, e, segundo os planos da Intel, irá substituir o Pentium E6300 (CPU dual-core 2.8GHz, FSB 1066 e 2MB L2 cache). Entretanto, é preciso considerar que, mesmo que o preço do novo chip seja alinhado com os preços do Pentium E6300, e seja, evid

Novos Phenom II com TDP de 65W e Athlon II

A AMD provavelmente irá antecipar o lançamento de seus novos processadores EE (Energy Eficient) em algumas semanas. Os novos Phenom II e Athlon II já estão sendo listados em pelo menos um  distribuidor europeu . Os novos processadores são os seguintes: Há seis novos processadores para desktop e também dois novos Opterons. O de preço mais baixo é o novo Athlon II X2 (Regor) 250, de frequencia 3GHz e 512KB de cache L2/core e 1MB de L3.  O socket é o AMD3, o que significa que você poderá usá-lo tanto com memórias DDR2 quanto DDR3. O TDP é de  65W TDP, e o preço na Europa deve rondar os €80. Um pouco acima temos o Phenom X2 II   (Calisto), o qual dispõe dos mesmos 6MB de cache L3 presentes nos Phenoms Deneb, mas este novo chip disporá de um TDP menor: 80W. São os 550 e 545, com frequencias de operação de 3.1GHz e 3GHz respectivamente, e de €10 a €15 mais caros que o Athlon II.   Teremos também os Phenom X3 II 700e, X3 705e, X4 900e e X4 905e, com velocidades de 2.4GHz e 2.5GHz, resp

Como fazer overclock no Phenom II usando o AMD Overdrive

Este tutorial de Overclock do Phenom II baseia-se em uma motherboard 790GX e em um processador da linha Black Edition (que dispõe do multiplicador de CPU desbloqueado). Com esses componentes é extremamente simples conseguir um overclock usando o AMD Overdrive (visite nosso guia introdutório do AMD Overdrive clicando aqui ). Se o seu processador não é um Black Edition e o multiplicador não pode ser elevado, você terá que seguir os passos nas páginas que seguem esta discussão. Inicialmente vamos dar uma olhada nas configurações padrão do Phenom II X4 940. O clock de referência (bus speed) flutua entre 200.5Mhz e 200.6Mhz o que resulta em uma velocidade de clock de CPU entre 3.007 e 3.008Mhz: Como o Phenom II usado foi um BE, o multiplicador doi akterado de 15.5 para 16, obtendo 3.200Mhz. Com o clock de referência em 200Mhz, para cada incremento no multiplicador eram adicionados 200Mhz na velocidade, enquanto que incrementos de 0,5 aumentavam 100 MHz. O overclock foi estressad

Internet já é o meio mais usado para se obter informação

O Blog do Ricardo Kotsho   informou que a Internet já superou a TV aberta como principal mídia para quem busca informações, segundo pesquisa encomendada pela Folha à Research International. "Respostas para a pergunta “Dos meios de comunicação que eu vou citar, qual você usa com mais frequência para se manter informado?”: Internet: 37% TV aberta: 34% TV por assinatura: 12% Rádios: 8% Jornais: 8% Revistas: 1%" Outro aspecto interessante do post do Ricardo Kotsho foi em relação ao que vem acontecendo com a mídia impressa: " o Washington Post, por exemplo, vendia 786 mil cópias em 1999 e, agora, sua circulação paga está em 665 mil, mas seu site na internet já tem 9,4 milhões de visitantes únicos por mes. "

Indústria de Games é afetada pela crise financeira mundial

Os últimos números do NPD Group relativo às vendas de vídeo games nos Estados Unidos mostra que caíram 17% em Abril quando comparadas com o mesmo mês de 2008. As vendas cairam para US$ $1.03 bilhões, valor bem menor que os US$ 1.24 bi di mesmo mês de 2008. Este é o segundo mês consecutivo que a indústria de games mostra queda: o mês de março apresentou uma receita total de US$ 1.43 bi, 40% menor que o verificado em Março de 2008. De acordo com a consultoria, as vendas de hardware declinaram 8% para US$ 391,6 milhões em abril, entretanto as vendas de software foram ainda piores, caindo 23% para US$ 510.7 milhões. O Nitendo Wii foi o console mais vendido do mês, mas ainda mostra uma grande queda em suas vendas que cairam mais de 50% este ano, para 340.000 unidades. Microsoft's Xbox 360 veio em segundo com 175.000 unidades vendidas, com uma queda de 7% quando comparado a abril de 2008. O Play Station 2 veio em terceiro lugar, refletindo sua queda de preço para U$ 99.99 e, em quarto,

Overclock - conceitos, terminologia e tutorial para processadores AMD

Overclock – o que é? Clique aqui para ver o tutorial de overclock em processadores AMD Athlon e Phenom Overclock é um termo usado para o funcionamento de componente em uma velocidade mais elevada do que a sua especificação, em uma tentativa de aumentar a performance e o desempenho. Vários componentes dos computadores podem ser acelerados, incluindo incluindo o processador, memórias e placas gráficas. O nível de overclock pode ser desde pequeno, com o intuito de obter pequenos ganhos de um componente barato ou até valores extremos de overclock, obtidos com sistemas avançados de refrigeração e componentes de alta performance. Atenção: OVERCLOCK é um procedimento de risco, que, em alguns casos, pode levar à destruição e comprometimento – total ou parcial – de um sistema. As empresas fabricantes de hardware estipulam expressamente em seus termos de garantia que a prática de overclock é condição suficiente para suspensão da garantia. Portanto, tenha em mente que o risco de fazer

Como fazer overclock em processadores AMD Athlon e Phenom

O site Tom´s Hardware publicou um artigo com um guia para overclock em processadores AMD Phenom e Athlon. Vamos fazer uma tradução livre e resumida do artigo, com o intuito de obtermos um guia básico de overclock. O vídeo abaixo é de um vídeo tutorial de overclock do AMD Phenom II X6 1090T, onde é mostrado como fazer o overclock nesse processador tanto pela BIOS quanto pelo AMD OverDrive. ------------------------------------------------------------------------------------------------------ Veja também um vídeo onde é feito um overclock de 35% em um AMD Phenom II X6 1090T em menos de 10s. http://www.noticiastecnologicas.com.br/2010/08/como-atingir-um-overclock-de-43ghz-em.html  mostrando a facilidade com a qual esse processador da AMD sobe de frequencia. ------------------------------------------------------------------------------------------------------ Overclock – o que é? Overclock é um termo usado para o funcionamento de componente em uma velocidade mais elevada do que a

Athlon X2 7850 x Pentium E5300

O site AnandTech fez um comparativo entre os processadores AMD Athlon X2 7850 e o Intel Pentium E5300 . Vamos resumir o review e traduzí-lo, colocando algumas observações em relação ao teste. Athlon X2 7850 O   AMD Athlon X2 7850 faz parte da nova arquitetura K10 da AMD, a qual difere da antiga arquitetura K8 presente nos tradicionais Athlon X2. Basicamente o   AMD Athlon X2 7850  é um Phenom de primeira geração com menor quantidade de núcleos e maior velocidade em cada núcleo, sendo fabricado no processo litográfico de 65nm. Como pode ser verificado na tela do CPU-Z abaixo, o   AMD Athlon X2 7850  trabalha a 2.8Ghz, com um total de 4MBytes de memória cache, sendo 2mBytes de cache L2 (mais rápido) e 2MBytes de cache L3 (mais lento em relação ao cache L2). O socket é o AM2+ e dispõe do HT (Hyper-Transport) Link de 1.8Mhz, velocidade esta que só será  aproveitada em motherboard´s AM2+ (como a ASUS M3A78, por exemplo). O   AMD Athlon X2 7850 , assim como os AMD Phenom funcionam em m