A tentativa da Intel de se tornar uma competidora de peso no mercado de chips para processamento gráfico acabou em desastre. Depois de quase meia década de trabalho e alguns bilhões de dólares investidos no desenvolvimento do Larrabee (e ainda tem gente que acha que a AMD "pagou caro" pela ATI), a Intel vem a público e diz que a versão para consumidor final do Larrabee está cancelada.
De acordo com o comunicado oficial de Santa Clara, o desenvolvimento do produto não está, hoje, onde ele deveria estar, o que provocou o cancelamento. A realidade é que, a julgar pelos melhores prognósticos, o Larrabee tem uma performance que se equipara ao que NVIDIA e AMD tinham há um ano atrás.
O cancelamento do Larrabee implica em algumas consequencias. A primeira delas é o fato de que a AMD, com o Fusion, deve, novamente criar um driver de mercado no segmento de PC´s, assim como fez com a introdução dos processadores de 64bits. E a Intel terá que correr atrás.
Segundo, e não menos importante: como é que fica o Sandy-Bridge? Essa nova arquitetura da Intel, projetada para substituir a Nahalen, em muitos casos, previa uma GPU do tipo Larrabee integrada no mesmo chip. Mas, agora, o Larrabee é morto.
Terceiro: a Intel terá que se virar com o seu sofrível GMA4500 e posteriores para equipar suas plataformas.
É importante recordar que o Hector Ruiz, ex-CEO da AMD, foi o cara que decidiu pela compra da ATI e, também, pelo processo de reestruturação da AMD, concluído este ano, com imenso sucesso.
Uma música que, de certa forma, representa o Larrabee é "Born Dead", do Body Count.
Uma música que, de certa forma, representa o Larrabee é "Born Dead", do Body Count.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.