Pular para o conteúdo principal

AMD Radeon 5970: Phenom II X4 965 encara o Intel Core i7 920

O site Legion Hardware promoveu um teste para avaliar a influência da CPU na performance de diversos títulos de jogos atuais. 


A placa de vídeo utilizada foi uma AMD Radeon 5970, sendo que ela foi testada em um computador equipado com o processador Intel Core i7 920 e outro equipado com o processador AMD Phenom II X4 965. A frequencia de operação dos processadores foi alterada de 2.0Ghz até 4.0Ghz, e foram feitas medições de quantos FPS (Frame por Segundo) que foi obtido em cada situação.


Dos nove jogos testados, o computador equipado com o AMD Phenom II X4 965 se mostrou superior em 5 jogos, empatou em 1 game (Crysis) e perdeu por pequena margem em outros 3. É importante observar que mesmo nos titulos que perdeu, o nível de FPS ficou acima de 60, o que indica uma ótima performance de jogo.







A conclusão que se chegou é que qualquer processador da linha AMD Phenom II com frequência de operação superior a 3.0 Ghz é mais do que o suficiente para trabalhar de forma absolutamente eficiente com uma GPU AMD Radeon HD5970, que é a placa de vídeo mais rápida e poderosa da atualidade.

Em títulos como Wolfenstein, Call of Duty: Modern Warfare 2, Tom Clancy’s H.A.W.X, BattleForge e Far Cry 2 o processador Phenom II X4 se mostrou mais rápido que tanto o Intel Core i7 quanto os Core i5. No jogo Crysis Warhead, houve um empate, sendo que nos outros três jogos, a vantagem dos processadores da Intel foi pequena.

Sendo assim, conclui-se que para poder usufruir do poder de uma AMD Radeon HD5970 é interessante optar por processadores Phenom II X4 com frequencia acima de 3.0Ghz, como os Phenom II X4 940, 945, 955 e 965.

Outro aspecto que fica evidente é que a escolha pelos Intel é absolutamente anti-econômica, tendo em vista que o processador Intel Core i7 920 custa, nos EUA, US$ 284,00, um valor bem superior aos US$ 165,00 do AMD Phenom II X4 965. Ou seja, o Phenom II X4 965 é superior ao Intel Core i7 e ao Core i5 na maioria dos jogos, custando muito mais barato. 

Sempre é bom lembrar, também, que as motherboard´s para as plataformas AMD são bem mais baratas, tornando a solução baseada na plataforma AMD bem mais barata, e, além de tudo, mais poderosa para a finalidade de jogos de PC.

Comentários

  1. Só confirmou o que eu já sabia!

    ResponderExcluir
  2. Para jogos a plataforma AMD está muito mais interessante, pois apresenta melhor performance e o custo é bem mais baixo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.