Pular para o conteúdo principal

AMD FirePro V8750 é até 20 vezes mais rápida que um Intel Core i7 965 Extreme Edition

A revolução da computação heterogênea (CPU + GPU) está começando: o MachStudio Pro é um software de tratamento de imagens que foi desenvolvido para tirar todo o proveito da potência computacional das GPU - Unidades de Processamento Gráfico. O software é vendido conjuntamente com uma GPU AMD FirePro V8750, que é uma GPU profissional baseada na arquitetura das Radeons Serie 4800.
Os resultados da aceleração por GPU são eloquentes: os tempos de renderização das cenas foram entre 10 e 20 vezes mais rápidos que quando feitos pelo "poderoso" Intel Core i7 965 Extreme Edition de 4 núcleos/8threads. A renderização de um frame de 1080p é feito pela AMD FirePro em 10 segundos, sendo que quando executado no Intel Core i7 965, a mesma tarefa demora de 20 a 30 MINUTOS!

Esse tipo de vantagem é ainda mais ampliada dentro de uma perspectiva de negócios: se o seu cliente pede uma alteração no vídeo, você pode oferecer a nova versão com qualidade final em questão de minutos, evitando que ele espere mais um dia, e, nesse meio tempo, resolva optar por um escritório com um hardrware mais rápido.

O software que opera esse milagre é o MacStudio Pro, desenvolvido em parceria com a AMD para permitir que a aplicação de tratamento de imagem possa extrair todo o potencial computacional das unidades de processamento gráfico da AMD. A aplicação está sendo vendida nos Estados Unidos por US$ 4.999, em um conjunto que já inclui uma AMD FirePro V8750, que é a placa top da linha profissional da AMD, porém ainda baseada no chip gráfico RV770. A expectativa é que no primeiro trimestre de 2009 seja lançada a FirePro compatível com o DX11 e baseada no novo chip da Série Radeon HD5XXX. Existe também uma versão destinada a estudantes, vendida em conjunto com uma AMD FirePro V8650, ao preço de US$ 999,00. É possível, também, comprar o software sem a GPU.

Um aspecto interessante desse novo software é que a velocidade da CPU torna-se quase que irrelevante, tendo em vista que a aplicação faz uso do poder computacional da GPU. Sendo assim, de nada adianta fazer overclock no processador, tendo em vista que não há ganho mensurável de performance. Evidentemente, o overclock na GPU trará resultados expressivos.

Fonte: The Bright Side of News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.