Pular para o conteúdo principal

Nahalen Clarkdale Dual Core com Hyper-Threading por US$ 84,00 no início de 2010

A Intel irá lançar no 1º trimeste de 2010 seu primeiro processador de baixo custo da arquitetura Nahalen. Trata-se de um chip gravado no novíssimo processo litográfico de 32nm, cujo núcleo se denominará Clarkdale. Esse processador disporá da tecnologia SMT Hyper-Threading, o que fará que os sistemas operacionais poderão executar até 4 thread simultâneas - como em um processador de 4 núcleos. Além disso, esse processador disporá de um IGP (Integrated Graphics Processor) integrado no mesmo invólucro, sendo este gravado em 40nm. A diferença de processo litrográfico deixa evidente que não são, como a princípio poderia se supor, uma CPU e um GPU no mesmo chip, mas basicamente dois chips juntos no mesmo invólucro.


Esse processador deverá custar US$ 84,00, e, segundo os planos da Intel, irá substituir o Pentium E6300 (CPU dual-core 2.8GHz, FSB 1066 e 2MB L2 cache). Entretanto, é preciso considerar que, mesmo que o preço do novo chip seja alinhado com os preços do Pentium E6300, e seja, evidentemente mais rápido e poderoso, não é possível dizer que irá substituir o Pentium E6300, por alguns motivos: i. os dois chips não são compatíveis em termos de socket, o que signfica que uma motherboard para Pentium não aceitará um Clarkdale; ii. as motherboard´s para essa nova safra de processadores da Intel não existem, e, quando lançadas, carecerão de volume de produção suficiente para produzir os efeitos de escala que reduzem os custos de produção e por consequencia os preços finais. Resumo: um PC com esse novo processador da Intel será mais caro, sobretudo no lançamento, que um PC montado com um Pentium.


A AMD, por outro lado, vem trabalhando no chamado FUSION, que será um chip que disporá de uma CPU e um GPU integrados no mesmo chip, e, apesar dessa solução da AMD provavelmente chegar ao mercado com alguns meses de atraso em relação à da Intel, deve mostrar um refinamento tecnológico maior. Junto com isso, a AMD deve mostrar seu processo litrográfico de 32nm, que, também neste caso, será bem menos atrasado em relação ao da Intel.


Fonte : Fudzilla

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.