Pular para o conteúdo principal

Intel Larrabee no primeiro semestre de 2010 e com performance surpreendente




Depois de alguns contra-tempos na fase de desenvolvimento do projeto, parece que a GPU da Intel está ficando interessante.  Engenheiros envolvidos no projeto estão muito animados, em uma clara reversão das expectativas que pairavam há alguns meses atrás.

No passado, funcionários da Intel diziam que o Larrabee iria destruir tanto a AMD quanto a nVidia. Mas, depois que os primeiros problemas surgiram, a atitude mudou. A equipe que trabalha no desenvolvimento do Larrabee teve seu comando alterado e os problemas começaram a ser solucionados.

Na teoria o projeto parecia perfeito, mas os resultados práticos não correspondiam às expectativas. Assim, as deficiências foram isoladas, analisadas e soluções foram propostas. A Intel fez apresentações do Larrabee para integradores OEM, e, segundo relatos destes, o Larrabee irá surpreender a concorrência na questão de performance. E que o produto estará disponível ainda no final do primeiro semestre de 2010, antes, inclusive, da Computex 2010 em Taipei.

Além disso, apesar de muitos desmentidos, já está certo que a XFX e a EVGA - tradicionais fabricantes de placas de vídeo ATI e nVidia - já fecharam acordos com a Intel para a produção de aceleradoras gráficas com o novo chip da Intel.

Entretanto, a data de lançamento no primeiro semestre de 2010 não significa que todas as aplicações, inclusive os jogos atuais, estarão prontos para rodar no Larrabee. O que será plenamente compatível, em um primeiro momento, serão as aplicações profissionais.

De qualquer forma, os dissabores da Intel com o desenvolvimento de uma GPU do zero são emblemáticos do acerto da AMD em comprar a ATI. Sabe-se que a Intel já torrou alguns bilhões de dólares no desenvolvimento do Larrabee, uma cifra provavelmente da mesma magnitude da que a AMD usou para comprar a ATI. Mas, a AMD já está lucrando com a ATI faz um bom tempo, e adquiriu uma expertise no ramo que a Intel está ainda lutando para tentar igualar.

As pessoas que criticam o Hector Ruiz se esquecem que foi esse executivo, que quando estava à frente da AMD, tomou as duas principais e mais acertadas decisões da AMD na última década: a aquisição da ATI e a separação da AMD em duas unidades independentes.

Fonte: BRIGHT SIDE OF NEWS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.