Pular para o conteúdo principal

Codificação e transcodificação de sons e imagens: GPU versus CPU



As aplicações que se beneficiam da arquitetura de processamento paralelo das GPUs mostram que a diferença de performance entre CPU e GPU é absurda. Processos que levam vários dias para serem concluídos em uma CPU, terminam em questão de minutos quando rodados em GPU´s.



Se forem desenvolvidos softwares de emulação de CPU x86 que rodem sobre uma camada GPUGPU, e a potência das GPU´s continuar crescendo de forma exponencial, e a das CPU crescendo de forma aritmética, isso pode indicar o começo do fim do x86 no nível do hardware.

Tem um review comparando ATI Strem x NVIDIA Cuda em aplicações de tratamento de imagens e sons. A diferença chega a ser surreal em alguns casos.

Enquanto uma CPU bate em 100% para fazer uma tarefa, a GPU está passeando e usado apenas 15% de sua capacidade:



E mesmo usando 15% de sua capacidade, chega a ser quase 8 vezes mais rápida que uma CPU:



Esses resultados relativizam em muito a superioridade dos Intel Core i7 frente aos Phenom II em aplicações de tratamento de imagens e vídeo. O futuro aponta que tais aplicações serão rodadas em GPU´s e não em CPU, logo, comprar uma CPU só porque ela é melhor nesse tipo de aplicação não parece econômicamente racional.

Comentários

  1. NMIp1a gydxeuuofecw, [url=http://upewywtfjoqk.com/]upewywtfjoqk[/url], [link=http://ildtxdorqgau.com/]ildtxdorqgau[/link], http://bammfjxfsxar.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.