A Apple TV é uma pequeno computador parecido com o MacMini e que tem a finalidade de ampliar as possibilidades de entretenimento de uma TV, a qual é conectado via HDMI e oferece uma série de possibilidade adicionais, com0 aluguel e compra de filmes em HD na Apple Store, entre outras finalidade.
Entretanto, o Apple TV clama por uma atualização de hardware, tendo em vista que usa atualmente uma combinação para lá de jurássica: Intel Pentium M de 1Ghz associado a uma NVIDIA GeForce 7300. O mais recente boato é que a nova versão do Apple TV virá com a nova APU Fusion da AMD.
O rumor partiu do Digitimes, sendo que o Semiaccurate introduziu alguns aspectos adicionais que agregam argumentos adicionais que podem levar a Apple na direção da AMD. Uma das opções da Apple seria o Intel Atom associado a um NVIDIA ION, o que, entretanto, é altamente improvável dado o estado deteriorado no relacionamento da Apple/NVIDIA (o último Apple iMac baniu as GPU da NVIDIA de seu hardware, concentrando-se exclusivamente nas AMD/ATI).
Usar os processadores gráficos integrados da Intel é uma opção que não passa pela cabeça da Apple, a qual despreza sistemativamente as GPU Intel. Associe-se a isso o fato de o FTC ter acabado de abrir todas as portas da Apple para a AMD ao limitar a vigência dos contratos de exclusividade que a Intel podem manter com seus parceiros, e temos um avenida aberta para o AMD Fusion.
Que conta com algumas vantagens adicionais, como, por exemplo, redução de componentes. O AMD Fusion com sua competente GPU integrada permite que a Apple use apenas um componente no Apple TV, sem precisar adicionar um unidade de processamento gráfico. Esse aspecto tornar-se ainda mais importante dado o fato de que os atuais Apple TV apresentam um aquecimento excessivo - com a temperatura da superfície chegando a 40ºC.
Uma outra linha de rumores aponta que a Apple poderá usar o seu próprio processador ARM A4 - o qual é usado no Apple IPad - no Apple TV. Esse hardware é capaz de reproduzir vídeos HD em 1080P com facilidade. O ônus de usar o Apple ARM A4 seria a necessidade de desenvolvimento de uma nova interface do usuário, tendo em vista que a atual roda em CPU X86.
O que fica claro é que ou a Apple usará o AMD Fusion ou o seu próprio processador ARM, tendo em vista que nem a NVIDIA e tampouco a Intel dispõem do hardware que a Apple quer. A solução da Intel é pobre no requisito gráfico, e a necessidade de redução de custos torna inviável o uso de uma GPU discreta.
A nova versão do Apple TV deve começar a ser produzido em dezembro e a comercialização no começo de 2011, momento no qual saberemos se tais rumores procedem.
Fonte: Digitimes via Semiaccurate
Fonte: Digitimes via Semiaccurate
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.