Pular para o conteúdo principal

Rumor: ATI chega ao fim em 2010

Há um rumor no mercado de tecnologia de informação de que a AMD irá colocar um fim na marca ATI até o final do ano, sendo que todos os produtos de sua divisão gráfica passariam a vir com o logo AMD.



História

A ATI - Array Technologies Incorporated - foi criada em 1985 e já em 1991 apresentou ao mercado o Mach8, um chip capaz de processar gráficos separadamente da CPU. Hoje a ATI é um dos maiores fabricantes de processadores gráficos do planeta, sendo líder do mercado e de tecnologia.

Em 24 de julho de 2006 a AMD comprou a ATI e, com isso, todos os nomes, logotipos e marcas registradas. Nos últimos quatro anos a AMD procurou manter AMD e ATI como duas marcas separadas e tão distantes quanto possível. Motivo? Não desagradar a Intel.

O esforço da AMD deu certo e a Intel nunca deixou de oferecer suporte aos drivers ATI em seus chipsets. Enquanto a NVIDIA encontrou problemas para colocar o suporte ao NVIDIA SLI nos chipsets da Intel, o ATI CrossFire sempre esteve presente nos chipsets Intel.

O fim da marca ATI

Sendo assim, o fim da marca ATI coloca alguns questionamentos: a Intel aceitará colocar o logo da AMD na publicidade de seus chipsets e placas mãe? Evidentemente que não. O mundo de TI é, antes de qualquer coisa, o mundo do marketing e das marcas.

A lógica da única marca

Apesar disso, faz sentido para AMD colocar um fim na marca ATI. É sempre mais fácil, mais eficiente e menos oneroso manter uma única marca do que duas marcas no mercado. Manter AMD e ATI significa dividir dinheiro, esforços e publicidade.

Por outro lado, o logotipo da ATI tem um prestígio no campo dos processadores gráficos que o logo da AMD não tem no campo dos CPU. Talvez o movimento de colocar em evidência a marca Radeon HD nos últimos anos foi um preparativo para esse momento no qual a marca ATI deixaria de existir.

Importante apontar que isso ainda é um rumor trazido pelo website KitGuru, mas fundamentado em fontes segundo as quais os gestores da marca AMD decidiram colocar um fim na ATI, e, inclusive os fabricantes de notebooks como HP, por exemplo, até o fim de 2010 não mais irão colocar o logo ATI em seus produtos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.