Pular para o conteúdo principal

Comparativo de performance: Intel Sandy Bridge x Intel Core i7 720M

A nova safra de CPUs Intel baseadas na arquitetura Sandy Bridge já vem apresentando alguns números interessantes de performance. A informação mais recente advém de um comparativo de performance entre uma CPU Intel Core i7 720M 1.6Ghz e uma CPU Sandy Bridge operando também na mesma frequencia (1.6Ghz), ambos submetidos - não simultaneamente - aos testes de performance do website Geekbench.



Segundo tais dados, o ganho de performance da arquitetura Sandy Bridge sobre a Nahalem é, em média, de 20%, mas esse ganho não é linear, pois há diferenças na implementação do Turbo Boost, o qual se reflete em uma performance relativa inferior em single-thread, mas, por outro lado, mostra ganhos superiores a 50% em algumas tarefas multi-thread.

Os números do Intel Core i7 720M foram obtidos aqui, e os do Sandy Bridge, aqui. A compilação dos resultados segue abaixo.

Performance em cálculos de inteiros / single thread


Performance de cálculos em ponto flutuante / single thread
Performance de cálculos de inteiros / multi-thread


Performance de cálculos em ponto flutuante / multi-thread

Performance da memória

Cinebench 10

Além dos resultados acima, há um vídeo mostrando um processador mobile Sandy-Bridge rodando o Cinebench 10 (Cinema 4D) simultaneamente a um Intel Core i7. A análise do vídeo feita no fórum Planet3D mostrou que o Sandy Bridge atingiu uma 19641 pontos nesse teste, o que é compatível com o tempo de execução, que foi de 44s.

Isso significa que essa CPU Intel Sandy Bridge destinada a notebooks apresentou uma performance similar à de um Intel Core i7 975X.



Fonte: Citavia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise notebook HP Pavilion DV4-2040BR: CPU Intel Core i3-330M

O HP DV4-2040BR é um notebook baseado na nova família de processadores móveis Intel Core i3. A CPU do  HP DV4-2040BR  é o Intel Core i3-330M , que dispõe de dois núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais operando a 2,16 GHz. O notebook também é equipado com uma placa gráfica discreta (off-board) AMD ATI Mobility Radeon HD4550 . Veja também o teste dos notebooks Sony Vaio VPC-EB-17FB e do Sony Vaio VPC-EE23EB/WI , ambos com tela de 15,5".