A Microsoft apresentou o seu novo sistema operacional para telefones celulares (smartphones): o Windows 7 Mobile. Trata-se de uma versão de demonstração, e que provavelmente chegará ao mercado até o final de 2010, equipando smartphones da LG, Motorola, Dell entre outros parceiros tradicionais da Microsoft.
A versão mostrada no Mobile World Congress, em Barcelona, deixa evidente que a Microsoft não estava brincando quando afirmou que o Windows 7 Mobile seria um sistema operacional completamente novo e redesenhado.
Os comentários que estão surgindo na Internet sobre a novidade da Microsoft são, em sua maioria, positivos, o que mostra que a empresa de Bill Gates está fazendo um grande esforço para se colocar em um mercado dominado atualmente pela Apple, com o iPhone, e, em menor grau, pelo Google, com o Android.
Interface
A interface com o usuário do Windows 7 Mobile rompe com o padrão adotado pela Microsoft em seus sistemas móveis: o Windows 7 Mobile é tão radicalmente diferente do Windows Mobile 6.5, que não será surpresa se as pessoas que estão acostumadas com o último se sentirem um tanto quanto perdidas ao usarem o novo sistema.
Os textos da nova interface são grandes, mas a parte gráfica também desempenha um papel importante no novo esquema.
Office de Bolso
Como não poderia deixar de acontecer, o Windows 7 Mobile virá com uma versão de bolso do Microsoft Office, incluindo funcionalidades que permitirão o acesso remoto de documentos em redes corporativas.
Aparência uniforme: todos os smartphones Windows 7 Mobile serão parecidos
A Microsoft está deixando evidente que pretende que os smartphones baseados em seu sistema operacional, independente do fabricante, tenham uma interface com o usuário uniforme, com poucas possibilidades de criação de elementos personalizados pelos fabricantes.
Essa imposição da Microsoft de não permitir que os fabricantes de celulares modifiquem a interface do Windows 7 Mobile deriva da [má] experiência que a empresa de Seatle teve com as versões anteriores do Windows Mobile, as quais permitiam ampla modificação, o que não permitiu uma experiência uniforme por parte dos usuários com esse sistema operacional, o que é apontado como uma das razões do seu relativo insucesso.
Outro aspecto é que a Microsoft irá exigir que todos os telefones celulares equipados com o Windows Mobile 7 tenham, no mínimo, as seguintes funcionalidades:
- Qualcomm SoC (plataforma Snapdragon)
- Visor WVGA (AMOLED ou LED, preferecialmente AMOLED)
- Tela capacitiva multitouch com capacidade de atender até 4 pontos simultâneos
- No mínimo 3 botões padronizados (Windows Start, Pesquisa e Voltar)
- Câmera de 5 Megapixels
- Rádio FM
- Acelerômetro ou AGPS
- WiFi
A opção pela plataforma Snapdragon faz todo o sentido, pois é um sistema já largamente utilizados em telefones celulares em em GPS. Além disso, a Snapdragon já está presente em muitos dispositivos, sendo uma plataforma estabelecida e conhecida.
Jogos - a integração com a plataforma XBox Live
Jogos - a integração com a plataforma XBox Live
O aspecto talvez mais interessante é a integração do Windows 7 Mobile com a Xbox Live. Como pode ser visto na imagem abaixo, o ícone para o Xbox Live aparece já na primeira tela. Ainda existem poucos detalhes sobre a integração das redes sociais, jogos e Xbox Live no Windows 7 Mobile.
Entretanto, uma coisa que a loja virtual do iPhone mostrou é o grande potencial dos jogos nos dispositivos móveis, e, evidentemente, a Microsoft quer explorar esse mercado também. Sim, a Microsoft está chegando atrasada, mas ela também chegou dois anos depois do PlayStation e o que aconteceu depois todos nós sabemos.
Entretanto, uma coisa que a loja virtual do iPhone mostrou é o grande potencial dos jogos nos dispositivos móveis, e, evidentemente, a Microsoft quer explorar esse mercado também. Sim, a Microsoft está chegando atrasada, mas ela também chegou dois anos depois do PlayStation e o que aconteceu depois todos nós sabemos.
O fato é que a Microsoft já tem uma plataforma de jogos on-line estabelecida e vasta, além de sua própria rede social a ela associada, um diferencial com o qual Apple, Sony e Nitendo podem apenas sonhar.
2010 - um ano que promete muitas novidades no segmento móvel
O fato de a gigante Microsoft estar se movendo de forma agressiva para tentar recuperar o terreno perdido no setor de sistemas operacionais para dispositivos móveis dá uma idéia da revolução pela qual passa o setor.
Tanto o hardware quanto o software para dispositivos móveis vêm apresentando uma evolução em ritmo acelerado desde 2009. O novo sistema da Microsoft só estará disponível, de fato, no mercado, a partir de 2011, o que tende a ampliar ainda mais a velocidade com a qual as inovações chegam ao mercado., tendo em vista que Apple e Google não ficarão parados.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.