A AMD - Advanced Micro Devices - já está entregando - ainda de forma limitada - exemplares dos novos processadores AMD Opteron Série 6000 Magny-Cours para que os fabricantes de servidores possam se preparar para o lançamento do chip, que deve acontecer ainda neste primeiro trimestre de 2010, no mês de março.
Em 2003, o lançamento dos primeiros processadores de servidores Opteron elevou a AMD da categoria de fabricante de processadores de baixo custo para computadores para a de fornecedor classe mundial de processadores para servidores. A expectativa é que o Magny Cours promova uma outra revolução no mercado de processadores x86 para servidores.
O novo chip da AMD é um monstro com 12 núcleos de processamento, um controlador de memória integrado de quatro canais e links de alta velocidade para interconexão entre os dois módulos de 6 núcleos cada.
O mercado de processadores para servidores é altamente lucrativo, tendo em vista que essas CPUs são vendidas por preços elevados. Não é por outro motivo que o AMD Magny-Cours enfrentará uma concorrência feroz não só da Intel, com os XEON de 8 núcleos baseados na arquitetura Nahalem, como também da IBM, com os processadores IBM Power, e da Sun, com os UltraSPARC. O gráfico abaixo mostra que a margem de lucro com servidores cresce ao longo do tempo.
Além disso, a demanda por servidores também crescerá, conforme mostrado no gráfico abaixo. O resultado é um mercado que tem demanda e margens de lucros crescentes.
De acordo com as informações preliminares, os novos processadores de 12 núcleos AMD Opteron 6000 serão oferecidos inicialmente nas seguintes versões:
Linha Mainstream
1.90Ghz,
2.10Ghz
2.20Ghz.
Linha HE (Alta Eficiência Energética)
1.70Ghz
Linha Performance (SE)
2.3Ghz
Processadores de 8 núcleos
Junto com os Opteron de 12 núcleos, chegarão ao mercado outras versões, de 8 núcleos de processamento, trabalhando em frequencias de 2.0Ghz, 2.3Ghz e 2.4Ghz. Haverão também versões de alta eficiência (HE) energética de 1.8Ghz e 2.0Ghz.
Socket G34
Os novos processadores de 12 e 8 núcleos da AMD fazem parte da plataforma Maranello, que inclui também o novo socket G34 de 1944 pinos. Em termos de dissipação térmica, o Magny Cours serão oferecidos em versões de 85W, 115W e 140W de TDP. O link Hyper-Transport terá velocidade de 6,4GT/s.
A plataforma Maranello prevê processadores de até 16 núcleos de processamento, interface de memória de quatro canais, e poderão ser montados em sistemas bi-processados (2P) e com até 4 processadores (4P). Em termos de performance, a expectativa é de ganhos dramáticos em relação ao que existe hoje no mercado.
Os benchmarcks preliminares que apareceram na Internet mostram que o termo "dramático" não é exagerado. Confira:
Fonte: XBitsLabs
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.