Pular para o conteúdo principal

AMD Phenom II X6 de 6 núcleos (Thuban) irá dispor de mecanismo de overclock dinâmico?

Existem muitos debates em vários fórums sobre os novos processadores de 6 seis núcleos da AMD que devem chegar ao mercado em breve, e que atendem pelo codinome Thuban. Os nomes desses novos processadores incluem um sufixo "T" ao final da numeração (de 1035T até 1075T), de acordo com as últimas informações.


Além desses processadores de 6 núcleos, a AMD irá colocar no mercado uma nova versão do Phenom II X4 de 4 núcleos (960T), com um novo núcleo de codinome Zosma. Como pode ser visto aqui, a apresentação oficial da AMD coloca o sufixo "T" no final dos nomes dos novos processadores.

Então começaram as especulações sobre o significado do sufixo "T" dos novos processadores. O fato é que a AMD há muito tempo já desenvolve mecanismos de overclock dinâmico. Uma parte desse trabalho já está incluído no AMD Overdrive, mas também muitas patentes publicadas pela empresa mostram métodos automáticos de overclock de núcleos de processadores, alguns gerenciados pelo sistema operacional (via drivers), outros como funcionalidades do próprio chip.

Hoje, o site XbitsLabs publicou uma notícia afirmando que os Phenom II X6 Thuban disporão de um mecanismo de overclock dinâmico, sem espeficificar, porém, se tal funcionalidade seria gerenciada pelo próprio processador, ou via sistema operacional.

Segundo alguns relatos de executivos da AMD, o Thuban já irá trazer muitas funcionalidades não encontradas em processadores de servidores. Essas novas funcionalidades, assim como, talvez, o uso do processo HKMG da Global Foundries para o Thuban pode tornar os novos Phenom II X6 de 6 núcleos uma CPU muito interessante.

Uma análise mais detalhada da patente US200902235108 pode esclarecer alguns aspectos. As figuras 5A e 5B mostram a transição para um estado de overclock (PState) para um núcleo. 




Neste caso, o aumento de frequencia poderia chegar a 300Mhz sobre a clock padrão de 2.6Ghz, fazendo com o núcleo, nessa situação, operasse a 2.9Ghz.  Tendo em vista que as frequencias de operação do Istambul são similares aos do Thuban, assim como a dissipação térmica, é bem provável que os núcleos de um AMD Phenom II X6 Thuban possam operar, automaticamente, entre 200 e 400Mhz acima de sua frequencia padrão, caso outros núcleos do processador não estejam sendo utilizados, o que faz muito sentido em uma CPU para desktop com 6 núcleos de processamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.