O primeiro trimestre é um período que tradicionalmente mostra queda nas vendas, e em 2010 não será diferente. Entretanto, o recente acordo de fornecimento entre a AMD - Advanced Micro Devices - e a chinesa Lenovo deve permitir à AMD ganhar algum mercado da Intel, segundo a análise da FBR Capital Markets. O acordo com a gigante chinesa permitirá à AMD ganhar importante participação naquela que é o principal mercado do momento: a China.
Em média, o mercado global de PC´s deve apresentar uma queda de 9% no Q1/2010 quando comparado com o Q4/2009, sendo que os notebooks devem cair 9,5% enquanto os desktops apresetam queda de 8,5% na comparação deste trimestre com o anterior.
Problemas legais devem impactar a Intel
Os analistas da FBR Capital também estão preocupados com os problemas legais enfrentados pela principal fabricante de CPU´s do planeta. A falta de um acordo entre a Intel e a nVIDIA para o licenciamento dos chipset´s DMI está chamando a atenção do FTC - Federal Trade Comission - dos EUA, e, assim, a Intel deve se deparar com investigações do órgão de comércio federal norte-americano sobre vendas casadas de CPU´s, GPU´s e chipset´s, além das tradicionais práticas de descontos de preços.
AMD continua sua ascenção
A AMD, por outro lado, apresentou um bom resultado no Q4/2009, e deve manter a tendência, de acordo com a FBR, ajudada pelo acordo com a Lenovo e também pela introdução no mercado da plataforma de notebooks Congo, o que permitirá ganhos em participação de mercado.
Outro aspecto apontado é que uma elevação na demanda por desktops deve beneficiar a AMD tendo em vista que nesse segmento ela está bem posicionada, com uma boa gama de produtos, e seus preços são muito menores que os da Intel.
De acordo com informações dos cinco principais fabricantes de PC (HP, Dell, Acer, Lenovo e Toshiba), a participação de mercado da AMD nesses cinco fabricantes subiu de 15% para 18%.
Margens de lucro da AMD crescem
Os analistas da FBR também apontam a agilidade com que a AMD se transforma em uma empresa fabless, o que está ajudando na elevação de suas margens brutas de lucro. No Q4/2009 a margem bruta da AMD foi de 41%, um evolução em relação aos 38% do Q3/2009. No ano de 2010, a margem bruta da AMD deve seguir crescendo rapidamente para 45%. Além disso, os ganhos com a transformação em uma fabless devem permitir à AMD atingir 50% de margem bruta.
Fonte: HardwareCentral
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.