Pular para o conteúdo principal

Review Sony Vaio VPC-EB-17FB com Intel Core i3-330M, HD Graphics e Blue-Ray

O Sony Vaio VPC-EB-17FB é um notebook baseado na família de processadores móveis Intel Core i3-330M e no processador gráfico Intel HD Graphics, ambos processadores presentes no mesmo encapsulamento, formando um conjunto monolítico. 


O sistema operacional do Sony Vaio VPC-EB-17FB é o excelente Windows 7 64 bits na versão Home Premium, e o monitor é de 15,5" com resolução de 1366 x 768, ainda contando dom 4GB de memórias DDR3 e uma unidade de disco rígido de 500GB.


Sony Vaio VPC-EB-17FB também conta com uma unidade ótica DVD Player com capacidade de reproduzir discos gravados no formato de alta definição Blu-ray, além de gravar e reproduzir CD e DVD.


O teclado do Sony Vaio VPC-EB-17FB vem no padrão ABNT (Português) e conta ainda com teclado numérico - um aspecto que auxilia bastante a digitação, sobretudo de trabalhos extensos e planilhas.


A bateria tem duração estimada, segundo a Sony, de 3,5 horas, porém, em nossos testes, dificilmente o Sony Vaio VPC-EB-17FB conseguiu manter-se longe da tomada por mais do que 3 horas ininterruptas.


Tendo em vista seu drive ótico com capacidade de reprodução Blue-Ray, o Sony Vaio VPC-EB-17FB conta com uma saída HDMI, a qual permite enviar a imagem e o som do notebook para uma televisão de alta definição HD.


Além da saída HDMI, o  Sony Vaio VPC-EB-17FB também dispõe de três saídas USB 2.0 (3), Conector e-Sata, saída VGA, e entradas para fones de ouvido e microfones externos. Há também uma interface de rede Wi-Fi integrada e Bluetooth.

Processador - CPU - Intel Core i3-330M

O processador do Sony Vaio VPC-EB-17FB é o Intel Core i3-330M, o qual dispõe de dois núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais operando a 2,16 GHz. Apesar de ser um processador de dois núcleos, dispõe da tecnologia HT (Hyper-Treading) o que faz com que cada núcleo seja visto pelo sistema operacional (Windows 7) como dois núcleos, totalizando, portanto, 4 núcleos, sendo dois núcleos reais e dois núcleos virtuais.


O Intel Core i3-330M é fabricado com a mais moderna tecnologia de fabricação da Intel, de 32nm, o qual produz um chip que consome pouca energia, mas mesmo assim, entrega uma excelente performance, mais do que suficiente para as tarefas normais do dia a dia, como elaboração de textos e planilhas, além de navegação na Internet.



Entretanto, a CPU Intel Core i3-330M do Sony Vaio VPC-EB-17FB tem potência suficiente para encarar trabalhos mais pesados, como edição de imagens, vídeos e sons, situação na qual sua tecnologia HT (Hyper Threading) será ainda mais notada.


Em termos de desempenho, o Intel Core i3-330M equivale Intel Core 2 Duo P8600 de 2,4 GHz, o que é surpreendente, pois o P8600 é um dos processadores topo da linha anterior móbile da Intel. Entretanto, apesar de ter um nível de desempenho desse, ele ainda consome menos energia, o que faz com que o Sony Vaio VPC-EB-17FB fique mais tempo longe da tomada, pois a autonomia da bateria aumenta.

Processador Gráfico - Intel HD Graphics

A unidade de processamento gráfico do Sony Vaio VPC-EB-17FB é o Intel HD Graphics, processador este que vem junto com o Intel Core i3-330M. Trata-se de uma placa de vídeo integrada (on-board), mas que apresenta um nível de desempenho adequado para o que se propõe, ou seja, navegação na Internet, exibição de vídeos em Alta Definição, e até mesmo alguns jogos mais leves, como o The Sims.

Memória

O Sony Vaio VPC-EB-17FB vem com um 4 GBytes de memórias DDR3 - que é o padrão mais atual e rápido de memórias, com velocidade de 1066 MHz. 

Sistema Operacional - Windows 7 Home Premium

O SSony Vaio VPC-EB-17FB vem com o sistema operacional Windows 7 na versão Home Premium 64 bits, o que é uma ótima escolha pois permite o aproveitamento total dos 4GB de memórias DDR3, e ainda dispõe interface AERO, que torna a aparência da área de trabalho muito mais interessante.


Outro aspecto a se considerar é que o Windows 7 Home Premium 64 bits, além de ser um sistema operacional moderno, seguro e rápido, ele é capaz de lidar corretamente com processadores como o Intel Core i3-330M, pois o Windows 7 sabe diferenciar os núcleos reais e virtuais dessa CPU, o que permite alocar as tarefas para o hardware de forma a maximizar o desempenho.


Sendo assim, a nossa recomendação é de quem, em hipótese alguma, o sistema operacional seja substituído pelo Windows XP, por várias razões: o Windows 7 é mais seguro e veloz que o XP, e ainda é o único que consegue lidar adequadamente com processadores modernos como o Intel Core i3-330M. E, não menos importante, a substituição do sistema operacional exige os drivers dos dispositivos, os quais não estão disponíveis para XP.

Testes de performance

Índice de Experiência do Windows


Ranking Notebooks - Índice de Experiência do Windows (Gráficos para jogos)




WPrime - 32M - 27,4 segundos


Ranking - wPrime 32M - Notebooks






Conclusão

O Sony Vaio VPC-EB-17FB é um excelente notebook, com um acabamento externo excepcional, um design moderno e limpo, e que transmite muita qualidade - a mesma impressão observada nos notebooks da Apple.

Além disso, o Sony Vaio VPC-EB-17FB é um notebook extremamente rápido, que não vacila aos comandos do usuário, e terminando as tarefas de forma muito rápida, além de se mostrar muito responsivo - o notebook não é só rápido, mas ele também parece rápido, pois as aplicações e programas abrem com muita rapidez.


Apesar desse desempenho, ele opera em baixas temperaturas, sendo quase gelado, e duração da bateria atinge quase três horas de duração mesmo em uso intenso.


Em termos de gráficos, o processador gráfico Intel HD Graphics do Sony Vaio VPC-EB-17FB é excelente para tarefas normais do dia a dia, e pode ser usado também para reprodução de vídeos em HD sem problemas, além de jogos mais leves. Entretanto, jogos mais pesados não serão adequados para este notebook, o que indica que se é esta a intenção principal com o notebook, o ideal é procurar um notebook com processador gráfico (GPU) discreta.

*OBS: Os testes de desempenho foram conduzidos em um Sony Vaio VPC-EB-15FX que é o equivalente americano do Sony Vaio VPC-EB-17FB

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.