Desde 2006 que a AMD vem falando que "The Future is Fusion". Na Computex 2010 ocorreu a primeira exibição pública de um chip Fusion em funcionamento. Recentemente, em Berlin, surgiu o primeiro chip Ontário, assim como as especificações. E, agora, o mais aguardado dos Fusion: o Llano.
Quem vai vencer a guerra dos processadores híbridos ainda precisaremos aguardar um tempo para saber se Intel ou AMD, mas uma coisa é certa, a AMD já venceu a primeira batalha: a da nomenclatura. "Fusion" já é o nome de uma nova categoria de processadores - APU - na designação da AMD.
A Intel terá seu "Fusion" - o Sandy Bridge. A nVIDIA espera fazer um "Fusion" também. "Fusion" já se tornou uma marca de uma categoria. Funcionários da Intel são ouvidos falando que "o Sandy Bridge é a nossa versão do Fusion". Sem dúvida a primeira batalha do marketing já foi vencida pela AMD.
A próxima batalha é a da disponibilidade. Quem vai chegar antes? A existência de um chip, como o mostrado nessas imagens pode indicar alguma coisa, como a chegada ao mercado "muito antes do que as pessoas estão imaginando". Mas a AMD pode estar esperando a Intel definir a política de preços do Sandy Bridge para colocar suas cartas na mesa.
De qualquer forma, é grandiosa a luta que será travada por espaço de mercado. Em termos de desempenho, a AMD deve entregar melhor performance gráfica (GPU), enquanto a Intel deve oferecer uma CPU melhor. Então, a briga vai ficar pelas mensagens publicitárias. Se a Intel enfatizar que seus gráficos são ótimos, ela corre o risco de elevar a importância dos benchmarks de GPU, área na qual ela certamente irá perder para a AMD. Que, por outro lado, terá o desafio de mostrar que sua CPU fica no nível da oferecida pela Intel.
O AMD Fusion Llano é um processador com 4 núcleos de processamento x86, e uma GPU integrada compatível com DX11. Enquanto a nVIDIA luta para tentar oferecer uma GPU DX11 abaixo de US$ 150 dólares antes do Natal, o AMD Fusion vai entregar uma quase de graça.
Fonte: KitGuru
Fonte: KitGuru
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.