Pular para o conteúdo principal

AMD quer o fim de adesivos em notebooks

A maioria dos notebooks hoje vem com pelo cinco adesivos: um do fabricante do notebook, outro da CPU, outro do processador gráfico, mais um do Windows, outro "Energy Star" e alguns com o do Skype. Pior: são difíceis de serem retirados, geralmente deixando restos de cola. Uma estratégia da AMD pretende notebooks sem nenhum adesivo.


Esse profusão de adesivos torna-se ainda mais fora de contexto quando se observa a crescente  preocupação e investimento dos fabricantes com o design dos notebooks, que ficam a cada dia mais leves, finos e elegantes.

Segundo a AMD, comprar um notebook cheio de adesivos seria a mesma coisa que comprar um carro de luxo que viesse com adesivos que promovem o fabricante do óleo do motor, do fluído de freio ou do compressor do ar-condicionado.

Pesquisas encomendadas pela empresa mostram o óbvio: os consumidores odeiam os adesivos nos notebooks. Mas eles continuam lá por uma razão bem simples: há muito dinheiro envolvido. Intel, AMD, Microsoft, Skype e qualquer outra empresa representada nesses adesivos pagam muito dinheiro para os fabricantes de notebooks colocarem seus adesivos lá.

A Apple é a única fabricante que se recusa a colocar os adesivos em seus notebooks, e, por conta disso, deixa de receber alguns milhões de dólares todo o ano. Uma estratégia que parece racional, tendo em vista que, se na caixa e nas especificações do notebook há a informação que existe uma CPU Intel Core i5 lá dentro, então não há motivo para o adesivo.

Assim, a partir de 2011, a AMD irá adotar novos tipos de adesivos que saem do notebook com facilidade, não deixando nenhum resíduo. Além disso, está considerando eliminar completamente seu programa de adesivos em notebooks. E, enquanto isso, irá tornar o uso de adesivos AMD opcionais para os fabricantes. Eles continuarão a receber a verba de marketing, que poderá ser usada de outras formas, mas não serão mais obrigados a colocar os adesivos nos notebooks.

Uma coisa é certa: a AMD merece aplausos por liderar uma iniciativa que pode colocar um fim nesses irritantes, inúteis e pegajosos adesivos. Vamos torcer para Intel, Microsoft e nVIDIA seguirem a mesma linha, e deixarem os nossos notebooks menos poluídos visualmente.

Fonte: The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.