Pular para o conteúdo principal

AMD Fusion Zacate x Intel Core i5 520M no game City of Heroes

Depois do vídeo da AMD, agora surge outro mostrando uma comparação entre a performance gráfica da nova APU AMD Fusion Zacate rodando o game City of Heroes comparada ao mesmo game rodando no Intel Core i5-520M. (Update 15/09/2010: números atualizados com o update do AnandTech).


O vídeo abaixo mostra um notebook baseado no Intel Core i5 520-M obtendo entre 14 e 19FPS no jogo  City of Heroes. O Zacate, por sua vez, logrou atingir entre 27 e 34FPS, o que é duas vezes a performance do Intel HD Graphics, e coloca o Zacate no mesmo nível de desempenho gráfico do novo Intel Sandy Bridge.


Como pode ser visto acima, a diferença de desempenho é brutal a favor da nova APU da AMD: no vídeo, o primeiro sistema a executar o jogo é baseado na APU Fusion Zacate, e, em seguida, é mostrado o mesmo jogo executado na plataforma Intel.

Benchmark Internet Explorer 9


No benchmark do Internet Explorer 9, acima, o AMD Fusion Zacate atingiu 47 FPS, enquanto o Intel i5-520M conseguiu 51FPS.

Benchmark Psychedelic (IE9)

Um outro benchmark usado para aferir a diferença de desempenho foi o Psychadelic, que é uma aplicação  HTML5 completamente acelerada pela GPU. Novamente um equilíbrio, com o AMD atingindo 1769 revoluções / minuto, enquanto o Intel Core i5 520M chegou a 1769 revoluções / minuto.

Batman Arkham Asylum

Outro teste foi no game Batman, onde o AMD Fusion Zacate, com 16 FPS, mostrou-se 33% mais rápido que o Intel Core i5 520M (12 FPS).


A APU Fusion Zacate é chip de baixa dissipação de energia, com TDP máximo de 18W, e direcionada ao segmento de notebooks e desktops do segmento mainstream.

Notebooks com baterias de mais de 10horas de duração

O que mais impressionou os nossos colegas do website LaptopMag, porém, nem foi a performance gráfica do Fusion Zacate, mas a forma como ele permaneceu frio durante todo o teste. Após a demonstração, a AMD convidou o jornalista a tocar no dissipador do sistema e constatou-se que o mesmo estava à temperatura ambiente. A AMD infomou também que, em laboratórios, o Fusion Zacate é colocado em funcionamento, por alguns minutos, sem o dissipador, e não apresenta qualquer problema.

Além disso, a AMD disse que os novos notebooks baseados no Fusion apresentação duração de baterias superior a 10 horas.

AMD vai dar conta de atender a demanda?

O desempenho gráfico do AMD Fusion Zacate parece realmente promissora, mas desempenho não é tudo. Nesse mercado insanamente competitivo, é necessário performance, baixa dissipação de energia E capacidade de produção.

E é exatamente neste último aspecto que estão as maiores interrogações e dúvidas sobre o Fusion. Segundo o website TechEye, a AMD terá problemas sérios com a disponibilidade do Fusion. Tendo em vista que o Fusion Zacate e Ontário serão feitos pela TSMC, e sabendo do histórico de problemas desta, não é difícil imaginar o problema que a AMD poderá ter pela frente.

Segundo o TechEye, os volumes de produção do Fusion Zacate/Ontário estão muito abaixo do desejável para um mercado de alto volume de vendas como o de netbooks, e "não há nenhuma chance de a AMD conseguir atender a demanda".

Ou seja, a procura pelos chips Fusion da AMD tende a ser muito elevada no primeiro trimestre de 2010, mas a AMD não terá condições de atender nem uma fração disso.

Fonte: LaptopMag AnandTech TechEye

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.