Pular para o conteúdo principal

Google Android 3.0 Honeycomb é sério competidor para o Apple iPad

Se você está procurado uma alternativa ao Apple iPad, os tablets com o novo sistema operacional do Google Android 3.0 Honeycomb ao que parece não vai decepcioná-lo. Na última quinta feira o Google soltou um preview de seu novo sistema operacional.

Google Android 3.0 Honeycomb

O Android 3.0 Honeycomb chegará com uma série de novas funcionalidades para os usuários, além de um novo kit de desenvolvimento, para permitir aos programadores criarem novas e melhores apps para os tablets.

As imagens do novo sistema operacional mostra uma interface maior, mais bonita e mais refinada que a dos modelos anteriores. Para começar, o Android 3.0 Honeycomb virá com suporte para processamento multicore, para otimizar o desempenhos das CPUs single e dual core que estarão presentes nos tablets que estão chegando ao mercado. Debaixo do capô há otimizações para a Dalvik VM, a máquina virtual Java que roda as aplicações Android, prometendo melhor performance.

Google Android 3.0 Honeycomb - tela principal
Clique na imagem para ampliar
Nova interface

O Android 3.0 incorpora uma nova e holográfica interface especialmente desenhada para os tablets. A barra de aplicações abertas agora é vista sob todas as aplicações, permitindo uma mudança rápida entre essas aplicações. Outra novidade é o botão "Action" no topo, para permitir um acesso rápido para as funcionalidades mais usadas.

Um novo modo "lights out" irá reduzir a luminosidade de tudo, enfatizando o uso da aplicação que está rodando no momento - funcionalidade útil para quando se está assistindo filmes em full screen. Outro aspecto que chama a atenção são os novos temas com interessantes efeitos em 2D e 3D, permitidos pelo suporte ao Open GL e ao novo motor de aceleração de 3D por hardware denominado Renderscript.

Google Android 3.0 Honeycomb- Multitasks
Clique na imagem para ampliar

Na parte superior da nova interface aparecem novos tipos de widget como a 3D Stack, caixa de pesquisa, relógio e data, calendário, pop-up menu, entre outros. A home screen agora permite um arranjo espacial em todas as orientações permitindo uma rolagem em todas as orientações.

A interface de notificações também foi aprimorada incluindo novos efeitos visuais, como títulos, flags prioritárias, pequenos icones, etc. E o que é melhor: as atuais aplicações para Android irão passar a serem exibidas no novo visual automaticamente.



Novo Web Browser

O browser (navegador) do Android 3.0 incorpora novas funções como anonymous mode, melhor interface para organização de favoritos e histórico, sincronização de favoritos com o Google Chrome, login automático em sites do Google via Google Account. Além disso, temos novos controles multitouch e melhor controle de zoom.

Google Android 3.0 Honeycomb - Browser
Clique na imagem para ampliar

Multimídia

O Android 3.0 também incorporará novas funcionalidades de multimídia, e também um sistema de DRM para proteção contra conteúdo não autorizado. Suportará também o protocolo HTTP Live streaming encontrado nos dispositivos da Apple.

Google Android 3.0 Honeycomb - Widgets
Clique na imagem para ampliar
Assim, as apps serão capazes de entregar musica e vídeos mesmo quando atrás de firewalls e routers, por intermédio de otimização dinâmica de qualidade de streaming adaptativa para o tipo de conexão e velocidade usado em cada momento.

Novo visual das Apps

Assim como a Apple, o Google reescreve o núcleo das aplicações para tirar vantagem dos displays maiores e do formato paisagem. A nova galeria de Appls incluirá visualização de albuns em full-screen, além de novos controles para acesso rápido às fotos.

Google Android 3.0 Honeycomb - cãmera
Clique na imagem para ampliar

A nova App de Cãmera irá trabalhar em full-screen e oferecerá controles manuais para exposure, foco, flash, zoom, cãmera frontal, entre outras funcionalidades adicionais.

Google Android 3.0 Honeycomb - GMAIL
Clique na imagem para ampliar

A interface de contatos também vem com uma cara completamente nova.

Google Android 3.0 Honeycomb - Email nova interface
Clique na imagem para ampliar

A aplicação de Email permitirá a visão de novas mensagens, e oferecerá suporte para abertura de anexos off-line.

Drag and Drop / Copiar - Colar

Google Android 3.0 Honeycomb - copiar e colar
Clique na imagem para ampliar

Outra novidade do Android 3.0 é a funcionalidade de drag-and-drop para apps, com um novo visual no estilo clipboard. Novo funcionamento do Cortar, Copiar e Colar, muito similar ao verificado no Apple iOS. Evidentemente, o novo teclado virtual foi completamente redesenhado e inclui teclas maiores.

Google Android 3.0 Honeycomb - customização
Clique na imagem para ampliar

Esse novo teclado inclui a tecla TAB. O sistema de conectividade Bluetooth também foi aperfeiçoado, permitindo wireless audio streaming para outros dispositivos Bluetooth, tethering (compartilhamento da conexão 3G por meio da interface Wi-Fi) e a habilidade de conexão externa USB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.