Pular para o conteúdo principal

AMD Bulldozer x Intel Core i7 980X x Intel Core i7 2600K (Sandy Bridge): estimativa de performance

O vazamento do slide oficial da AMD contendo estimativas de performance das novas CPU AMD Bulldozer Zambezi permite que sejam feitas algumas inferências sobre a performance relativa dessas novas CPUs quando comparadas com os processadores mais rápidos - e caros - da Intel, que são o Intel Core i7 980X Gulftown, com 6 núcleos e 12 threads, e o novo Intel Core i7 2600K Sandy Bridge, que dispõe de 4 núcleos e capacidade de tratar até 8 threads simultâneas.

O primeiro gráfico acima mostra como se comportaria o AMD Bulldozer Zambezi, com 4 módulos e 8 threads, frente aos Intel Core i7 980X e Intel Core i7 2600K no benchmark Cinebench 11.5. Como se pode observar, o AMD levaria vantagem sobre as duas CPU mais rápidas da Intel neste momento em um teste de render que é capaz de explorar toda a potência dos processadores com múltiplos núcleos.

O segundo gráfico mostra como seria o desempenho do AMD Bulldozer Zambezi em jogos 3D, e o desempenho relativo dos Intel Core i7 980X e Intel Core i7 2600K (Sandy Bridge). O benchmark utilizado seria o 3DMark06, com base no score de CPU apenas. Novamente a nova CPU da AMD seria bem superior aos Intel topo de linha.

Por fim, o benchmark PC Mark TV - Filmes também exibiria uma superioridade das novas CPU AMD Bulldozer frente aos concorrentes mais poderosos da Intel.

É importante considerar que tais gráficos não são oriundos de testes efetuados com os processadores, mas números obtidos por meio de cálculos em cima dos gráficos oficiais de performance informados pela AMD para esses benchmarks no suposto slide da AMD vazado.

Sendo assim, esses números precisam ser analisados com o devido cuidado, entretanto, se estiverem corretos a AMD estará voltando ao topo da performance em processadores depois de alguns anos atrás da Intel, o que justificaria o uso da histórica sigla "FX" para denominar tais chips.

Fonte: Semiaccurate Forum

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.