Pular para o conteúdo principal

Primeiros testes do AMD Fusion serão divulgados na próxima semana

A AMD convidou a imprensa especializada para realizar testes de performance e avaliar o funcionamento de sua nova linha de processadores APU Fusion. A impresa teve acesso a sistemas baseados na nova plataforma Brazos/Zacate.


Nesse evento, os jornalistas puderam rodar todos os testes que desejassem, desde que não causassem problemas para o sistema. Os principais veículos on-line de impresa já publicaram suas impressões iniciais de desempenho dos novos chips da AMD.

Bobcat: Performance similar ao Intel Core 2 Duo na mesma frequencia

A impressão geral é a de que os notebooks e demais sistemas baseados no AMD Fusion são bastante estáveis, e a performance está dentro dos níveis esperados. Apesar de os números de performance não terem sido divulgados, o AnandTech, por exemplo, informou que o AMD Fusion Zacate apresentou uma performance similar a do MacBook Air de 11.6" testado por eles, o qual é composto por uma CPU Intel Core 2 Duo de 1.6 Ghz e uma GPU nVIDIA G310M.

Notebook MSI baseado no AMD Fusion Zacate

Entretanto, enquanto o MacBook Air 11" é vendido a US$ 999,00, o objetivo da AMD com a nova linha de processadores AMD Zacate e Ontário é atingir o mercado situado na faixa de preços entre US$ 299 e U$ 549 dólares.

O AMD Fusion Ontário será destinado ao mercado de netbooks, enquanto o AMD Fusion Zacate tem como alvo o segmento de notebooks. Entretanto, é possível antever nettops e desktops all-in-one baseados na plataforma Brazos.


Ambas as APU Fusion Ontário e Zacate são fisicamente idênticas, sendo que as variações em termos de consumo de energia decorrem de mudanças nas frequencias de operação tanto da GPU quanto da CPU.

Tanto AMD Fusion Ontário quanto Zacate serão oferecidos em versões de mono e bi nucleares, sendo que os modelos single core são na realidade chips dual core com um dos núcleos desabilitado, com possível probabilidade de destravamento desses núcleos.



A CPU dos AMD Fusion Ontário e Zacate são baseadas na nova arquitetura de baixa dissipação energética Bobcat. Basicamente, o Bobcat é muito similar com o Intel Atom, porém sem a funcionalidade do Hyper Threading, mas com capacidade de execução "out-of-order". Esses diferencias de arquitetura devem dar ao Bobcat uma vantagem em termos de performance em relação ao Intel Atom quando ambos operando em frequencias similares.

A GPU do AMD Fusion Ontário e Zacate é baseada na Serie Radeon 5000 (Evergreen) e dispõe de 80 núcleos shaders. A novidade fica por conta da nova unidade de decodificação AMD UVD3.

As especificações dos AMD Fusion Ontário e Zacate, no momento de lançamento, serão os seguintes:


AMD Brazos
ModeloNúcleosClockGPUGPU CoresGPU ClockTDP
AMD
E-350
21.6GHzRadeon HD 631080500MHz18W
AMD
E-240
11.5GHzRadeon HD 631080500MHz18W
AMD
C-50
21.0GHzRadeon HD 625080280MHz9W
AMD
C-30
11.2GHzRadeon HD 625080280MHz9W

Os Zacate são os dois superiores, e os Ontário os dois inferiores. Como se pode verificar, a GPU do Zacate operará em 500MHz e será chamada de Radeon HD 6310, enquanto que no Fusion Ontário essa GPU operará em 280MHz, com nome de Radeon HD 6250).


O sistema de memória é baseado em um esquema single-channel DDR3-800/1066 que será compartilhado entre os núcleos de CPU e GPU, o que deve levar a níveis de performance ligeiramente inferiores aos verificados nas AMD Radeon 5450.

Ambos as APU Fusion Ontário e Zacate já estão em produção (processo de 40 nm da TSMC) e estão sendo entregues para os OEMs. A chegada dos primeiros notebooks e netbooks nas lojas de varejo é esperada para janeiro de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.