Pular para o conteúdo principal

Intel Sandy Bridge em motherboard UEFI: bye-bye BIOS

UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) é o nome do sistema básico de input/output que irá substituir o tradicional BIOS. Com a introdução da nova arquitetura Intel Sandy Bridge espera-se que o processo de substituição do antiquado BIOS seja acelerado.


Entre as vantagens do UEFI temos:

  • interface gráfica;
  • habilidade de fazer boot no sistema com dispositivos maiores que 2TBytes;
  • Menores tempos de boot;
  • Flexíveis e ilimitadas possibilidades de boot;
  • Independência da arquitetura da CPU.

Para os usuários finais, porém, o principal benefício será as interfaces gráficas, apesar que os modelos iniciais de design do UEFI serão muito similares as atuais BIOS, porém com a possibilidade de navegação por mouse e gerenciamento de janelas.

Além disso, os usuários poderão baixar extensões com finalidades específicas para suas UEFI, como por exemplo, softwares de overclock, diagnósticos, entre outros.

Clique na imagem para ampliar

Um aspecto interessante da UEFI é sua capacidade de inicialização paralela dos dispositivos, ao invés do processo sequencial do BIOS. A Phoenix, por exemplo, mostrou sua versão de UEFI que inicia o sistema operacional em 1,37 segundos após ligado.

As imagens mostradas neste post são da UEFI de uma motherboard com chipset Intel H67 e o novo processador Intel Sandy Bridge, que foram obtidas pelo website sueco Sweclockers.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste / Review Notebook Positivo Premium R457P Intel T6600 Chipset SIS

O Notebook Positivo Premium R457 P é equipado com o processador Intel Core 2 Duo T6600 e chipset SIS Mirage 672. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium. O que chama a atenção é o termo "Premium" no nome do notebook: Positivo "Premium". Talvez a Positivo Informática resolveu emprestar uma parte do nome do Windows Home "Premium" no seu notebook. O problema é que o chipset SIS 672 é tão ruim, que nem mesmo uma das funcionalidades "Premium" do Windows 7 funciona nesse notebook: a interface Aero. O acabamento, chamado pomposamente de " Black Piano Perolado ", também está muito longe de qualquer coisa que possa remotamente lembrar o conceito " premium ". As teclas são de plástico pintado em branco com alguns minúsculos pontos brilhantes, para justificar o termo "perolado". O resultado final, porém, não agrada: a tonalidade não é uniforme e o "branco" já vem amarelado mesmo quando novo.

Teste / Análise do Notebook HP Pavilion DV4-1620BR: CPU Intel Pentium e GMA4500

O HP DV4-1620BR é um notebook baseado no processador Intel Pentium Dual Core T4300 e no chipset Intel GM45 , que incorpora o processador gráfico Intel GMA4500 .  O processador  Intel Pentium Dual Core T4300  dispõe de 2 núcleos de processamento (Dual Core), cada um dos quais trabalhando a 2.1Ghz, com um cache L2 de 1MByte e um FSB de 800Mhz. Veja também o nosso teste sobre o Sony Vaio VPC-EE23EB/WI . Em termos de dissipação térmica, o  Intel Pentium Dual Core T4300  apresenta um TDP de 35W. Trata-se de um modelo da família Pentium Dual Core Mobile, sendo de uma categoria inferior aos Intel Core 2 Duo Mobile, como o Intel Core 2 Duo T6600 .

Teste / Análise: Megaware MegaHome DC - Intel Pentium® Dual Core 2.5Ghz

A linha de computadores desktops Megaware Megahome DC Series é composta por PC´s  com configurações modestas, processadores de performance limitada, sistema de vídeo on-board, memórias de baixa performance, capacidade de armazenamento de hard-disk entre 300 e 500Gb e uma fonte de alimentação básica. Um computador com essas características é indicado para tarefas básicas, mas que atendem a maior parte do público consumidor de PC. “Tarefas básicas” significa: acessar a Internet, editar textos, planilhas e apresentações, acessar o Google Earth, Google Maps e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, etc.