Os últimos dias têm sido pródigos em rumores sobre a nova linha de CPUs AMD Bulldozer. A informação atual é de que o cronograma de lançamento desses chips antecipado. O Fusion Llano chegará ao mercado no fim do primeiro trimestre, enquanto as primeiras CPU baseadas na nova arquitetura Bulldozer estariam disponíveis entre abril e maio de 2011, ou seja, no segundo trimestre de 2011, um pouco antes do Llano.
O primeiro CPU AMD Bulldozer será o de codinome Orochi, com 8 núcleos de processamento. A AMD prepara a primeira apresentação pública do novo CPU já para a semana que vem, durante o AMD Analyst Day. O Orochi é um chip destinado ao mercado de servidores e será compatível com os atuais sockets C32/G34 usados pelos AMD Opteron Magny-Cours.
Os AMD Bulldozer destinados ao segmento de desktops (codinome Zambezi) também chegariam ao mercado entre abril e maio de 2011, usando, porém, o novo socket AM3+, o que significa que no começo de 2011 a AMD estará colocando no mercado, simultaneamente, um novo socket, uma nova linha de CPU gravada em um novo processo de fabricação - Global Foundries 32nm.
Os primeiros Bulldozer Zambezi para desktops também disporão de 8 núcleos de processamento ostentando um TDP entre 95W e 125W e 8MB de cache L3. No segundo semestre de 2011 chegariam ao mercado os modelos Bulldozer menos potentes: as verões de 6 núcleos de processamento com 8MBytes de L3, e as versões de 4 núcleos com 4MBytes de cache L3.
Todos os novos Bulldozer disporão da versão 2.0 da tecnologia de aceleração AMD Turbo Core, presente atualmente nos hexanucleares Thuban. Além disso, o controlador de memória integrado será dual-channel DDR3 com velocidade de até 1866MHz.
Cada um dois 8 núcleos do Zambezi/Orochi são formados por 4 múdulos de dois núcleos, cada módulo dispondo de 2MBytes de cache L2, todos compartilhando o cache L3 de 8MBytes, o que significa que a quantidade total de cache dos AMD Bulldozer de 8 núcleos será de 16 Mytes, ou seja, uma elevação de 77% em relação aos modelos atuais da AMD.
Junto com os novos CPU, a AMD irá introduzir os novos chipset AMD Serie 900, compatíveis com as novas CPU Bulldozer Zambezi. As novas CPU Bulldozer, o novo chipset AMD 900 e as GPU AMD Radeon HD6000 formarão a plataforma AMD Scorpius, destinada ao segmento de alta performance.
Fontes: XbitLabs Semiaccurate
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.