As aguardadas APU's de alta performance Fusion / Llano serão lançadas nas próximas semanas em uma série de eventos promovidos pela AMD. Antes disso, porém, já é possível antecipar, por intermédio destes slides, qual será o posicionamento de marketing desses novos chips.
A AMD irá oferecer APUs Fusion para vários segmentos de mercado, começando com a linha de elevada eficiência energética "G" destinada ao mercado de dispositivos embarcados. Depois temos a série C, para mobile notebooks e a série E, para sub-notebooks. E, finalmente, a série A, para o segmento de alta-performance em laptops e desktops.
Como se sabe, as primeiras APU baseadas no núcleo Bobcat já estão no mercado desde janeiro, mas a AMD está prometendo, também, uma nova série Z dessas APUs, desenhada especificamente para Tablets.
Em termos de Fusion Série A (núcleo Llano), os modelos A4 e A6 serão competidores diretos dos Intel Core i3 e Core i5. Já a série Fusion A8 será mais rápido que os Intel Core i5, e enfrentará os processadores Intel da série i7.
A competição com os Pentiums será feita pelas APU Série E, enquanto a plataforma Brazos destina-se a enfrentar o Intel Atom.
O aspecto interessante desses slides é que a AMD promete um nível de duração de baterias de até 10 horas e 48 minutos, para os AMD Fusion A8-3510MX, uma duração bem superior ao que se observa em laptops equipados com o Intel Core i5-2410M, o qual oferece 6horas e 48m de duração de baterias.
O slide acima evidencia o fato de que as APUs da AMD são mais equilibradas em termos de distribuição de recursos no chip, usado uma alocação equânime entre estruturas x86, gráficos e uncore (chipset, controladores de memória, etc), enquanto as APU Sandy Bridge da Intel optam por uma maior prevalência dos núcleos x86.
O marketing da AMD mostrará as plataformas baseadas nos novos AMD Fusion como notebooks e laptops com disposição para ficar o dia inteiro longe da tomada, o que será uma vantagem bastante interessante em relação aos modelos baseados na plataforma Intel.
AMD Steady Vídeo
Outra novidade que emana dos slides da AMD é o AMD Steady Vídeo, que permite aos usuários retirar imperfeições de vídeos caseiros e também melhorar a qualidade de filmes transmitidos via streaming.
A AMD estima que o número de sistemas baseados nas novas APU Fusion Série A será de 145 em todas as marcas, sendo que mais modelos chegarão ao mercado nos próximos meses.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui. Não esqueça de deixar seu nome. Mensagens que façam uso de termos de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo será apagado sem prévio aviso.